Fomento

Nova edição da Revista do SINFAC-SP já está disponível para leitura

Tendências tecnológicas, discussões regulatórias e caminhos para o setor em 2024. Essas e muitos outras pautas de interesse do setor de fomento recheiam a 58ª edição da Revista do SINFAC-SP, que já está disponível para leitura no site do Sindicato. A publicação apresenta a cobertura completa do 16º Simpósio do SINFAC-SP e 3º Congresso da ABRAFESC, realizado no fim de novembro de 2023, em São Paulo. Entre os destaques, há uma entrevista com o economista Alessandro Azzoni, que traça uma projeção para o ano que está começando a partir da análise do cenário nacional e internacional. 

Azzoni analisa o primeiro ano da gestão Lula, dando destaque à atuação de Fernando Haddad no comando do Ministério da Fazenda, e avalia o que o panorama econômico do Brasil e do mundo apontam para 2024. Segundo o economista, embora os juros e a inflação tenham caído, não é possível afirmar que o pior já passou. “Não dá porque o ambiente externo está muito instável. A gente não sabe qual é o futuro da guerra entre Israel e o Hamas (...) Precisamos saber se o governo [brasileiro] vai conseguir diminuir os gastos e se vai conseguir cumprir o que prometeu no arcabouço fiscal”, explica Azzoni.  

Os problemas e as oportunidades gerados pela economia no Brasil também entram em debate na cobertura da palestra ministrada pelo jornalista e economista Luís Artur Nogueira, no 16º Simpósio do SINFAC-SP e 3º Congresso da ABRAFESC. Ele prevê para este ano uma leve desaceleração da economia global, o que impacta o Brasil. “Quanto menos o mundo crescer, pior para o Brasil porque o país é um grande exportador”, avalia Nogueira.  

Em outra importante pauta, a edição 58 da Revista do SINFAC-SP apresenta mais detalhes sobre a guerra contra a indústria de liminares, que tanto prejudica o setor de fomento. O SINFAC-SP tem chamado a atenção de autoridades para o combate à atuação de magistrados que concedem liminares a devedores, permitindo a retirada dos cadastros de créditos de CPFs e CNPJs de inadimplentes. Isso possibilita que essas empresas continuem operando, pedindo empréstimos. Durante o 16º Simpósio do SINFAC-SP e 3º Congresso da ABRAFESC, o presidente do Instituto de Protesto de São Paulo (IEPTB-SP), José Carlos Alves, apresentou números que revelam a dimensão real do problema. Vale a pena conferir a matéria, que começa na página 18 da Revista do SINFAC-SP.  

A mais recente edição da revista revela como a tecnologia já está mudando a forma de fazer negócios no setor de fomento. Matéria sobre novos produtos bancários mostra como a tokenização, o Open Finance e o Drex ganham cada vez mais espaço. Para que todos possam entender mais do assunto, matéria nas páginas 8 e 9 traz a explicação de especialistas no assunto, que preveem o incremento dessas e outras tecnologias no setor.   

Com 52 páginas, a edição 58 da Revista do SINFAC-SP ainda debate a nota comercial, sem dúvida um produto que veio para ficar, a nova legislação para os fundos de investimento, a Resolução CVM 175 (sobre a regulação dos fundos de investimento), o Banking as a Service (BaaS), os FIDCs, entre outros conteúdos. Vale ainda destacar as matérias sobre crowdfunding, que revela as vantagens do financiamento coletivo na securitização, e sobre estratégias para enfrentar uma RJ fraudulenta.  

No Espaço ABRAFESC, além da apresentação de muitas das parcerias que garantem condições especiais para os associados, há uma entrevista com o contador Ari Célio Mendes, que fundou a PegFácil Fortaleza, uma Empresa Simples de Crédito (ESC) hospedada em uma plataforma online para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).  

Todo o conteúdo da nova edição da Revista do SINFAC-SP, que também conta com artigos sobre temas relevantes para o setor de fomento, está disponível de forma gratuita no site do Sindicato e pode ser lida por todos os interessados. Clique aqui e boa leitura

REVISTA DO SINFAC-SP 

Ed. 58, acesse: www.sinfacsp.com.br/revistas/058 

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/nova-edicao-da-revista-do-sinfac-sp-ja-esta-disponivel-para-leitura