Fomento

SINFAC-SP renova sua certificação internacional de gestão da qualidade

O SINFAC-SP acaba de receber sua quarta recertificação ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. Isso significa que a gestão do Sindicato tem sido eficiente de acordo com critérios internacionais de padrão de qualidade desde 2013. Há 15 anos na gerência do SINFAC-SP, Cristina Rodrigues Engels, comemora mais essa conquista. “É um orgulho muito grande mantermos nossa ISO. Participei da implantação do certificado e foi um momento de grande aprendizado e evolução nas nossas práticas e rotina de gestão. Hoje vemos o quanto a padronização só nos favorece internamente, economizando tempo e até mesmo recursos financeiros. Para os nossos associados isso reflete em um atendimento mais eficiente e melhor uso da contribuição sindical”.

Para manter a ISO, o SINFAC-SP – único Sindicato de fomento comercial do país que possui a certificação, conta com consultoria especializada que contribuiu, anualmente, com valiosas orientações de ajustes dos processos. “Nosso trabalho consiste em adequar os processos e implantar alguns controles como indicadores de desempenho, pontos críticos de risco e análises desempenho”, explica Marcio Silvestre, gerente geral da Betel Serviços, empresa de consultoria em sistemas de gestão e de recrutamento e seleção.

A recertificação ocorre a cada três anos, quando um auditor visita a empresa e analisa, de forma aleatória, uma diversidade de documentos e evidências que indicam se as diretrizes da norma estão sendo seguidas. Marcos Venega, auditor da certificadora Rina que atende o SINFAC-SP, considera a padronização de processos como essencial na gestão de empresas. “As empresas são um grupo de pessoas onde cada um tem um objetivo e um foco. A partir do momento da certificação, elas passam a trabalhar como equipe, com mesmo objetivo e mesmo foco”. Para ele, quando a empresa decide ser certificada, ela está dizendo que irá trabalhar sistematicamente, com o mesmo fluxo e com a mesma sistemática em todos os processos e por todos os funcionários.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-renova-sua-certificacao-internacional-de-gestao-da-qualidade