Ransomware no mercado de Fomento Mercantil e Securitização

O que é RANSOMWARE?     

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que nega o acesso aos dados ou sistemas, e é exigido que seja efetuado um pagamento em criptomoeda (exemplo: Bitcoin) ao criminoso cibernético em forma de resgate de acesso aos dados e sistemas.   

A Start e-security analisou um estudo no mercado de Fomento Mercantil e Securitização e, segundo “portaldofomento.com.br” cerca de 77% (cerca de 4.500) das empresas do setor possuem de 1 a 10 usuários em sua estrutura principal, e seu volume de carteira (próprio + alavancagem) tem cerca de 1 milhão a  5 milhões de reais.   

Todas estas empresas sem exceção utilizam um software de gestão de carteira para controle e operacionalização das operações financeiras, e desta forma estão expostos a serem alvos de um ataque de Ransomware devastador, podendo inutilizar parte das informações ou até a totalidade das informações da carteira de recebíveis, A grande maioria das empresas neste segmento de mercado, com este porte, não possuem uma tecnologia que as protejam, identifiquem ou as resguardem de um possível desastre, e isto pode levar a prejuízos ou o próprio fechamento da empresa, devido a perda do controle da carteira de recebíveis e ao próprio controle financeiro interno da empresa.  
  
Abaixo alguns dados que temos para 2019:  
  
Taxa de ataques de Ransomware    

Uma nova organização será vítima de Ransomware a cada 14 segundos em 2019 e a cada 11 segundos até 2021. (Fonte: Cyber Security Ventures)  

Ataques de Ransomware aumentaram mais de 97% nos últimos dois anos. (Fonte: Phishme 2018)  

Um total de 850,97 milhões de infecções por Ransomware foi detectado pelo instituto SANs em 2018.  

34% das empresas atingidas com malware demoraram uma semana ou mais para recuperar o acesso aos seus dados. (Fonte: Kaspersky 2018) 

Em 2019, o Ransomware de e-mails de phishing aumentou 109% em relação a 2017.  ( Fonte :  PhishMe)  
  
Ransomware de 2019, pelos números    

81% dos especialistas em segurança cibernética acreditam que haverá um número recorde de ataques de Ransomware em 2019. (Fonte: CIO Dive)  
Os custos médios das violações de dados atingirão as centenas de milhões de dólares até 2020. (Fonte: Juniper Research )  
Estudos recentes mostraram que os ataques de Ransomware estão aumentando mais de 300% anos após ano. (dimensiondata.com - 2019)  
O órgão de pesquisa em segurança cibernética sugere que os custos com danos em Ransomware subirão para US $ 11,5 bilhões em 2019.  
  
  
Solução para evitar ataques:  
 
A Start e-security elaborou um produto junto ao líder do mercado de segurança da informação SONIC WALL®, para podemos atender o mercado de Fomento Mercantil e Securitização com custo acessível. Elaboramos também um projeto direcionado às empresas do segmento com 1 a 10 funcionários para que elas estejam protegidas destas ameaças a um custo viável.  
  
Mais informações estamos à disposição, segue nossos contatos abaixo.  
  
https://startesecurity.com.br/ 
contato@startesecurity.com.br  
fone: 11 - 3198-9913  
 

Paulo Gutierrez

Paulo Gutierrez

• Sócio da Start e-Security, empresa especializada em segurança da informação voltada para o mercado SMB (PME)

• Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação;   • Gestor de Tecnologia da Informação em empresas do ramo de Fomento Mercantil e securitização a mais de 8 anos.