Economia

Procred360, programa de crédito anunciado em abril, começa a operar no Banco do Brasil; veja como funciona

O Procred360, programa de crédito com taxas de juros reduzidas e condições especiais voltado a microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas (MEs), anunciado pelo governo federal em abril, está em operação. A iniciativa é parte do Programa Acredita, que possui o eixo “Acredita no seu negócio”, que tem como objetivo facilitar o acesso de empreendedores a recursos financeiros.

O Banco do Brasil oferece o Procred360 desde a última sexta-feira (19/7). Por enquanto, apenas essa instituição está operante.

Antes de solicitar o crédito, os empreendedores precisam compartilhar o faturamento fiscal do ano de 2023 no site do e-CAC, da Receita Federal. A sócia ou sócio administrador deve ter acesso ao portal Gov, com conta de pelo menos nível prata. "Após o compartilhamento dos dados, será possível solicitar o BB Capital de Giro Pronampe Procred 360 em qualquer agência BB", diz instituição.

No anúncio da iniciativa, em abril desde ano, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) avisou que as instituições financeiras começariam a oferecer o crédito em julho de 2024 — tempo necessário para realizar mudanças no Fundo Garantidor de Operações (FGO) e alinhar detalhes com as instituições financeiras.

“O banco, como parceiro estratégico dos pequenos negócios, passa a oferecer mais esta solução para apoiar o crescimento e sucesso das micro e pequenas empresas. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do país, além de reforçar nossa contribuição na execução de políticas públicas, unindo nossa atuação comercial com o lado social, uma vez que os pequenos negócios são os principais geradores de emprego e renda no Brasil", disse Tarciana Medeiros, presidenta do BB em nota enviada a PEGN.

A reportagem entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para saber se outras instituições financeiras planejam implementar o programa. A entidade diz que "o pedido adesão ao programa cabe a cada instituição financeira, de acordo com seu apetite e suas políticas individuais de concessão de crédito. O pedido de adesão ainda está sujeito a avaliação do administrador do programa [Governo Federal] que, em caso de aprovação, determina o valor máximo de carteira garantida para a instituição financeira".

Quem pode conseguir crédito pelo ProCred 360?

A linha de crédito do programa é destinada a MEIs e MEs com faturamento anual de R$ 360 mil.

Qual é o valor do crédito??

O valor dos empréstimos terá um teto de acordo com a receita anual dos empreendimentos. As empresas poderão solicitar crédito equivalente a até 30% do faturamento. O valor é mais alto para empreendimentos com mulheres como sócias majoritárias, sócias administraoras ou que tenham o Selo Mulher Emprega Mais, que podem pedir empréstimos equivalentes a até 50% do faturamento.

Em quanto tempo o empreendedor pode quitar o empréstimo?

O empreendedor tem um período de carência de 12 meses. O pagamento poderá ser feito em até 60 vezes.

Quais são os juros?

O valor dos juros será a taxa Selic + 5%. Na prática, isso significa pouco mais de 1% ao mês.

Como ter acesso ao Procred360?

Os empreendedores devem solicitar diretamente ao banco. No momento, apenas o Banco do Brasil está operando o Procred360.

https://revistapegn.globo.com/economia/noticia/2024/07/procred360-programa-de-credito-anunciado-em-abril-comeca-a-operar-no-banco-do-brasil-veja-como-funciona.ghtml