Economia

Cerc compra controle acionário da plataforma Antecipa, da XP

A registradora Cerc adquiriu participação majoritária na plataforma de negociação de recebíveis Antecipa, investida pela XP em 2020. É a primeira aquisição da companhia e o valor da transação não foi divulgado. A XP permanece como sócia minoritária.

A Antecipa trabalha hoje com antecipação de recebíveis, mas, com a aquisição, mudará seu foco de atuação, explica Marcelo Maziero, cofundador da Cerc. A ideia é prover uma infraestrutura de negociação de recebíveis que poderá ser utilizada tanto por bancos e fintechs quanto por marketplaces que atuam nessa área conectando fornecedores, financiadores e tomadores de crédito.

“Percebemos que há uma carência no mercado nessa frente. Há muitos processos manuais, por exemplo”, diz Maziero. “A ideia é que a gente cuide da parte da infraestrutura para que a empresa possa focar na negociação em si.”

De acordo com ele, dessa forma, não haverá concorrência entre os serviços oferecidos pela Antecipa e pelas empresas que já são clientes da Cerc na frente de registro de recebíveis. A visão é a de que haverá uma complementaridade, já que o serviço de infraestrutura de negociação pode ser prestado para os atuais clientes da registradora e também funcionar como uma porta de entrada para novos financiadores se conectarem à Cerc.

A ideia é iniciar os trabalhos na Antecipa com as duplicatas, mas ir incluindo outros ativos, como os recebíveis de cartão. A adquirida continuará funcionando como uma empresa apartada e, com o tempo, a ideia é atrair outros sócios, afirma ainda o executivo.

De acordo com a companhia, a plataforma deve ajudar a democratizar o uso dos recebíveis no crédito para pessoa jurídica e é parte da estratégia da Cerc de ser “a consolidadora no ecossistema de infraestrutura de crédito e recebíveis no Brasil”.

A transação ainda depende de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

https://valor.globo.com/financas/noticia/2024/06/04/cerc-compra-controle-acionario-da-plataforma-antecipa-da-xp.ghtml