Economia

Índice de satisfação de micro e pequenos industriais fica estável no início de 2024, aponta Simpi

O Índice de Satisfação das micro e pequenas indústrias brasileiras se manteve estável no bimestre de dezembro e janeiro. Segundo pesquisa feita pelo Datafolha e encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi), o indicador subiu somente um ponto, de 126 para 127 pontos, puxado pela oscilação positiva no faturamento das micro indústrias, que foi a 120 pontos ante 116 no bimestre anterior. A escala do índice vai de 0 a 200 pontos.

Segundo o Simpi, tanto para as micro quanto para as pequenas indústrias, foram elevadas as perspectivas otimistas em relação à situação da empresa, e pouco mais da metade (52%) acredita que os indicadores serão melhores nos próximos meses, de 45% no bimestre anterior.

Além disso, a inadimplência voltou aos menores índices da série, caindo cinco pontos percentuais em relação ao bimestre anterior, de 34% para 29%, devido principalmente à queda do indicador para as pequenas empresas (de 59% para 46%).

Em uma escala de 0 a 200 pontos, o Índice de Contratação e Demissão das micro e pequenas indústrias oscilou de 106 para 103 pontos no resultado entre dezembro e janeiro, na comparação com o bimestre anterior. O resultado, porém, se mantém acima de 100 pontos, o que aponta para saldo positivo de empregos.

Já o Índice de Custos das micro e pequenas indústrias, que varia de 0 a 200 pontos, se mantém estável, oscilando de 119 para 118 pontos, ainda em patamar elevado na série histórica e acima do registrado no mesmo período do ano anterior (107 pontos).

O levantamento aponta ainda que os dirigentes das micro e pequenas indústrias estão menos pessimistas também em relação ao desemprego. Os dados mostram que caiu de 42% para 36% a parcela daqueles que acreditam que o desemprego irá aumentar. As perspectivas sobre inflação e poder de compra se mantiveram estáveis.

Além disso, na comparação com o bimestre anterior, caiu de 60% para 54% o índice de empresários ou gerentes que avaliam o cenário como de crise econômica forte.

Para fazer a pesquisa, que tem abrangência nacional, o Datafolha entrevistou 716 representantes de empresas do setor entre 15 e 30 de janeiro.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/02/21/indice-de-satisfacao-de-micro-e-pequenos-industriais-fica-estavel-no-inicio-de-2024-aponta-simpi.ghtml