Fomento

Presidente do SINFAC-SP comenta sobre a Reforma Tributária e Recuperações Judiciais em reunião do Fórum das MPE

O presidente do SINFAC-SP esteve ontem em Brasília participando de reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), vinculado ao Ministério da Economia. Representando o setor de fomento comercial, ele pôde fazer suas considerações sobre dois assuntos que afetam o mercado: a Reforma Tributária e sobre recuperações judiciais fraudulentas. “O Simples está na PEC 45, mas não está salvo porque ele não permite o crédito do Simples daquele que compra. Então, o que acho que vai acontecer? Os nossos clientes cedentes, que estão no Simples, vão perder competitividade, e terão que  mudar de regime e deixar de ser Simples. Ou, na pior das hipóteses, vão sonegar e aí vai acabar com o mercado para o fomento comercial. Por isso, quero chamar atenção para esse risco que não está presente, por exemplo, na PEC 46 de 2022”, alerta Hamilton.

Na mesma reunião, o presidente também voltou a falar sobre as recuperações judiciais fraudulentas e como o aumento da inadimplência tem afetado o mercado. “Queremos participar da CPI das Americanas para falar dessa situação de mercado. Todos os dias estamos vendo recuperações judiciais fraudulentas como foi o caso da Americanas. A legislação tem que ser melhorada para evitar as fraudes que acabam aumentando a taxa de juros para todos”, comenta.
 
Há mais de 10 anos, o SINFAC-SP marca presença ativa no Fórum, onde, inclusive, foram iniciadas as discussões que culminaram na Lei da ESC.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/presidente-do-sinfac-sp-comenta-sobre-a-reforma-tributaria-e-recuperacoes-judiciais-em-reuniao-do-forum-das-mpe