Economia

Brasil teve 1.239 recuperações judiciais e falências em 2021

Segundo o relatório pulicado pelo Serasa Experian, em 2021 houve queda de 9,8% no número de empresas que decretaram falência –622 companhias fecharam as portas no ano passado, ante 690 em 2020. 

Em recuperações judiciais, os números mostram aumento. Ao todo, 617 empresas tiveram o requerimento de recuperação concedida em 2021, enquanto em 2020, foram 467 concessões. 

O número é ainda mais alto na quantidade de pedidos de falência e de recuperação judicial. Leia no infográfico abaixo:
 

 
O QUE DIZEM ESPECIALISTAS 

O maior número de recuperações decretadas em relação às concedidas é justificado em processos jurídicos. A advogada e professora de Direito Empresarial, Elizabete Moreira Dias, diz que o deferimento não necessariamente será acompanhado de uma ação judicial: “No deferimento, o juiz observou que aquele processo tem tudo que ele precisa analisar, então ele defere”. 

Já na concessão, “significa que a empresa vai entrar em recuperação judicial. Então aí ela ganha um nome de recuperação judicial, começa o procedimento, vai colocar lá um interventor, o administrador judicial, que fará um trabalho paralelo com a administração da empresa”. Segundo a advogada, esse processo “significa que começou efetivamente a recuperação”. 

O economista e professor Rodrigo De Losso afirma que a economia do país pode influenciar e ser influenciada pelos altos índices de falências e recuperações judiciais: “Se o número de empresas em recuperação judicial sobe acima do normal, isso é o sintoma de uma economia mais fraca, de maiores dificuldades econômicas. Empresas em recuperação judicial promovem menos confiança, de modo que o efeito de segunda ordem tende a ser de piora”. 

E complementa: “Se as condições de mercado pioraram por medidas tomadas pelo Estado, e se essas medidas não eram justificadas, o Estado pode ter falhado”. De Losso diz que o impacto é ainda mais significativo para as pequenas e médias empresas. 

https://www.poder360.com.br/justica/brasil-teve-1-239-recuperacoes-judiciais-e-falencias-em-2021/