Curso sobre Gestão de Processos e Pessoas para Diretores, Gerentes e Coordenadores de Empresas Securitizadoras e FIDCs

CURSO DE GESTÃO DE PROCESSOS E PESSOAS PARA DIRETORES, GERENTES E COORDENADORES DE EMPRESAS SECURITIZADORAS E FIDCS
FUNÇÕES, ATIVIDADES, ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES

EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E DE PROCESSOS LEVANDO EM CONTA O TAMANHO DAS EMPRESAS (VOLUME R$)
  • Em empresas pequenas uma ou poucas pessoas têm que fazer os mesmos processos que uma grande!
  • A qualidade dos processos não deve ser influenciada pelo tamanho da empresa!
  • O “efeito sanfona” nas empresas do setor e seus benefícios.
A DIVISÃO RACIONAL E ADEQUADA DOS PROCESSOS INTERNOS E EXTERNOS – ORGANIZANDO A EMPRESA
  • ÁREA DE PROCESSOS ESTRATÉGICOS
    • PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ESTRATÉGICOS
        • A função de diretor
        • A função do gerente-geral e de riscos
        • A função de gerente de área (quantas houver)
        • O planejamento da empresa (foco, volume, estratégias, etc)
        • O planejamento do trabalho por ciclos de tempo (anual, mensal e diário)
        • Definindo metas e controles
        • Definindo a equipe de colaboradores
    • Quantidade - excesso ou falta (consequências)
    • Qualidade - conhecimento e preparo
    • Definindo as funções principais da empresa
            • A delegação de autoridade e de responsabilidades
            • O organograma da empresa
    • A convivência entre pessoas e entre as áreas da empresa – o espírito de equipe
        • O comitê de gestão de riscos da empresa???????
  • ÁREAS DE PROCESSOS FINALÍSTICOS
    • PROCESSOS COMERCIAIS
        • A prospecção de novos cedentes
        • Quais processos internos da empresa o comercial deve participar e como isso deve ocorrer
    • PROCESSOS CADASTRAIS E DE CRÉDITO
        • O cadastro e avaliação dos cedentes
          • O fluxograma de análise de prospects
          • As fontes de informações – Públicas e Privadas
          • As documentações para o coaf e “para empresa”
          • Os C's do crédito e a ordem de relevância de cada um (para sacados e cedentes)
          • As garantias adequadas e possíveis – segurança x burocracia
          • A classificação de cedentes e a sua utilização nos processos da empresa
          • Os limites concentrações e eventuais tranches dos cedentes (espécie, valor e tempo)
          • A elaboração e fechamento do contrato de fomento ou de securitização (spe e fidc)
        • Avaliação de sacados
          • As fontes de informações - Informações internas e externas
          • Limites adequados
        • A avaliação conjunta de sacado e cedente
        • O que levar em conta para decidir uma operação
        • As alçadas decisórias e o comitê de crédito
    • PROCESSOS OPERACIONAIS
        • O contato com o cedente
        • A recepção de operações
        • O tratamento das operações
        • A finalização das operações
    • PROCESSOS FINANCEIROS
        • A atualização bancária (saldos e cobrança)
        • O pagamento das operações
        • Contas a pagar e a receber
        • Fechamentos de caixa
    • PROCESSOS DE CONTROLADORIA DE LASTRO
        • Notificações
        • Confirmações
        • Conferência e arquivamento dos documentos – aditivos e recebíveis
        • Acompanhamento pagamento - praças
    • PROCESSOS DE COBRANÇA
        • O contato com o sacado
        • O atendimento das solicitações do cedente e do sacado - manutenção
        • O protesto
        • O processo de negociação com o sacado e com o cedente
  • ÁREAS DE PROCESSOS DE APOIO (OS PRINCIPAIS)
    • PROCESSOS FINANACEIROS
    • PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
    • PROCESSOS DE TI
    • PROCESSOS JURÍDICOS
    • PROCESSOS CONTÁBEIS
OBJETIVOS: Trazer aos participantes do curso uma visão ampla, baseada em experiências no setor, sobre a gestão de processos, pessoas, funções, atividades e responsabilidades. Influenciar positivamente na profissionalização das empresas do setor, permitindo que os participantes do curso ajustem seus processos internos e externos conforme o tamanho de sua empresa, bem como possibilitar a troca de idéias e experiências entre os participantes.

PALESTRANTE: Ernani Desbesel
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado Especialista na Gestão de Riscos nas Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 13 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Fomento Mercantil, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)

CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula 

DATA: 07 de outubro de 2024 - Das 9hs às 18hs

LOCAL: Hotel Mercure Jardins - Alameda Itu 1151, esquina com a rua Augusta- São Paulo/SP - https://all.accor.com/hotel/3467/index.pt-br.shtml

PÚBLICO: Empresários, diretores, gestores e colaboradores das empresas de Securitização e Consultoras de FIDC.

MATERIAL: Apostila - Será fornecido Certificado de Participação.

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE: 
  • O valor de um só curso (dia) será de R$ 1.980,00 (hum mil, novecentos e oitenta reais).
  • O valor de dois cursos (dois dias) será de 3.760,00 (três mil, setecentos e sessenta reais).
  • O valor dos três cursos (três dias) será de 5.640,00 (cinco mil, seiscentos e quarenta reais)
A empresa que inscrever mais de 1 colaborador, terá direito a mais um desconto de 5% (cinco por cento) no preço específico e total a ser pago. Cada participante terá direito ao almoço e a um Coffee break, por curso.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Anelise Desbesel através do Whatsapp (51) 991213745

AS VAGAS SÃO LIMITADAS PARA PROPORCIONAR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.