Momento de aprendizado e de ações inteligentes

A vida é feita de surpresas! A frase é conhecida, mas nunca foi imaginada na magnitude que hoje estamos vivendo com o Covid-19, certamente.

O momento é de aprendizado, mas não só disso, cuidem!

No setor do fomento mercantil, para quem escrevo este artigo, não temos tempo para estudar e entender o fenômeno com a profundidade que ele merece. O tempo nos permitirá entender melhor, isso ficará para depois.

Os negócios do fomento são de curto prazo, não um jogo de tênis, mas um jogo de ping-pong. Não temos o direito de pensar muito, precisamos agir de forma rápida e inteligente, senão o jogo termina antes de entendermos o que está acontecendo.

É hora de todos nos tornarmos Empresários, com “E” maiúsculo mesmo, é hora de todos nos tornarmos Gestores com “G” maiúsculo mesmo, não temos o direito de não colocarmos letras maiúsculas no início de cada palavra.

Sempre fomos acostumados a “matar um leão pro dia”, mas agora são 6 ou 10 por dia, e agora?

Agora só nos resta sermos fortes, ágeis, inteligentes, estratégicos, comprometidos, resilientes, sábios e algumas coisas a mais para vencermos este período.

No meu trabalho como consultor, tenho analisado, conversado, alertado, sugerido, informado, as vezes consolado, empresários de várias empresas, mas, por sorte(?), tenho convivido e aprendido com vários, que aprendem e ensinam, informam e são informados, alertam e são alertados, passam e recebem estratégias, por isso sou feliz. Aliás, a felicidade, me parece, não está na plena satisfação de nossas necessidades, entendo que está sempre em alcançar os resultados que temos das ações adequadas que fazemos. Sou feliz!

Notem que o título do artigo é composto, o momento não somente é de aprendizado, mas um momento que requer ações inteligentes, esta última é a mais importante para o momento, o aprendizado utilizaremos mais para a frente.

Quando digo que o momento é para a prática de ações inteligentes, quero dizer primeiro que temos que agir, sim agir, mas não de qualquer forma, não sair correndo para qualquer lado. Agir de forma inteligente só pode acontecer se tivermos informações relevantes e fidedignas, analisando-as de forma a traçar estratégias de enfrentamento das dificuldades que nos levem ao êxito, ou você acha que vai matar de seis a dez leões por dia da mesma forma que matava um?

Amigos, não percam tempo, o jogo está sendo jogado neste momento, só terão êxito aqueles que se dedicarem hoje, amanhã será tarde. O Brasil e o mundo serão diferentes após este momento, isso é certo, cabe a nós compreendermos a realidade o mais rápido possível e tomarmos providências adequadas, que sustentem o nosso negócio já!

Estamos vivendo um “momento ponte”, ou seja, de ultrapassagem de uma carteira de recebíveis pré-existente à crise para uma carteira futura diferente, creio que melhor, logo mais adiante. O jogo, como vinha sendo jogado, estava complicado, insustentável para muitos, riscos altos, remuneração que não contemplava a precificação adequada, esperava-se uma modificação no quadro, claro, mas não desta forma.

Tenho a convicção de que o negócio de fomento mercantil será importantíssimo para a recuperação dos empregos e da economia. É certo, todos sabem, que o nosso negócio é o primeiro que acontece, é o primeiro que retoma logo após a passagem da crise, muitas das vezes nem para. Sinceramente, não creio que vamos esperar muito para reiniciarmos o nosso trabalho de forma plena, como antes.

Sem me estender muito, quero deixar clara a minha convicção de que vivemos um momento único, por muitos anos nos lembraremos dele, só alerto para que mais adiante esta lembrança traga a todos o orgulho de ter lutado como nunca, interpretado a situação como ninguém, agido como um Empresário, Gestor ou Colaborador qualificado, que tenha feito a sua parte, que tenha feito a DIFERENÇA.

Resiliência, sapiência, estratégia, ação qualificada, eficiência e eficácia, é o que desejo a todos.

Sucesso!

Artigo escrito em 05 de abril de 2020.

Ernani Desbesel

Ernani Desbesel

Especialista em Negócios de Compra de Recebíveis
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado há 26 anos com especialidade em negócios das Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 11 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Factoring, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)