Fomento

COAF coloca à disposição do setor material para treinamento e capacitação

Preocupado com o baixo índice de conexão dos empresários de factoring ao SISCOAF, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras liberou o acesso a conteúdos formulados especialmente para incrementar os conhecimentos sobre temas essenciais para a atividade.

A comunicação ocorreu por meio do Sistema de Informação do portal eletrônico de relacionamento com pessoas obrigadas, por determinação do presidente do órgão federal, Ricardo Liáo.

Estão disponíveis para o setor a apresentação dos slides do webinário realizado pelo COAF em 6 de julho e o guia de preenchimento da Avaliação Eletrônica de Conformidade.

“Além disso, sugerimos que os nossos empresários façam o curso a distância do COAF sobre prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, certificado pela Escola Nacional de Administração Pública. O programa é de 20 horas, estando o treinamento disponível por 30 dias. Para conclui-lo, o aluno passará por uma prova com 10 questões, cujo aproveitamento deve ser, no mínimo, de 70% para a obtenção do certificado”, enfatiza o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil). O curso pode ser acessado. AQUI.

Webinário

O Sindicato também tem feito a sua parte, treinando e orientando os associados sobre a AVEC. A mais recente atividade se deu por meio do webinário "COAF – Res. 31/2019 – Manual PLD, AVEC e Sanções do CSNU", realizado em 24 de julho.

Para ter acesso ao treinamento do SINFAC-SP, basta acessar o link e se inscrever. Em até 48 horas, o interessado recebe o login e a senha. Gratuito para associados, o webinário tem valor de R$ 400,00 para não associados à entidade.

Neste webinário, o Sindicato liberou um modelo de manual editável, com conteúdo desenvolvido para atender à Resolução 31/2019 COAF e à Lei nº 13.810/2019, que trata da prevenção do financiamento ao terrorismo.

Novidade

O SINFAC-SP firmou acordo com a empresa Vadu, para que, na Central de Risco do setor (Creditbox/SINDC), as empresas possam checar a lista de pessoas relacionadas conforme determina a Resolução 31, além do rol de Pessoas Politicamente Expostas (PPE), sem qualquer cobrança adicional por essa consulta.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/coaf-coloca-a-disposicao-do-setor-material-para-treinamento-e-capacitacao