Fomento

Live com ANBC esclarece dúvidas sobre ampliação de prazos nos cadastros restritivos

Exclusiva para os diretores do SINFAC-SP e participantes do “Gabinete de Crise”, atualmente composto por 80 empresários, a live realizada no último dia 18 de abril pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), a pedido do Sindicato, foi bastante esclarecedora.

Centrada no presidente da ANBC, Elias Sfeir, a transmissão foi assistida ao vivo e contou com a interação de 60 pessoas. O dirigente explicou a importância da decisão tomada por sua entidade, a qual prorrogou a negativação de 10 para 45 dias, procedimento totalmente em sintonia com ações semelhantes no mundo inteiro.

“A ideia é dar tempo para negociação entre devedor e credor, mas também funciona como medida preventiva para evitar os muitos projetos de lei que tramitam no Congresso, com prazo muito maior, colocando em risco os cadastros Negativo e Positivo”, avalia o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil).

O dirigente entende que, com essa medida, já foi possível negociar com o Congresso a redução do prazo estabelecido da Lei nº 675, para 90 dias na Câmara, e vai tentar negociar com o Senado para reduzi-lo para 45 dias.

“Hoje, temos 38 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que prejudicam o setor de crédito e os birôs de crédito. A maioria desses PLs buscam a supressão de informações negativas dos nossos bancos dados. Com a nossa manifestação, conseguimos um acordo para evitar que ficássemos sem visibilidade até 31 de dezembro, período que durará a calamidade pública”, comentou Elias Sfeir.

Segundo ele, a ANBC entende que está era uma medida muito prejudicial para o crédito, mas ficou sem alternativa mediante a pressão do Congresso e do Banco Central.

“O presidente da ANBC nos apresentou uma série de situações que não tínhamos conhecimento, o que nos ajudará a tomar decisões mais assertivas. Embora a decisão de ampliar para 45 dias o prazo para a inserção nos restritivos prejudique a nossa análise de crédito, foi uma decisão razoável, visto o iminente risco de este prazo saltar para 90 dias, caso o projeto passe no Senado”, salientou o consultor jurídico do SINFAC-SP, Alexandre Fuchs das Neves.

Também participaram da live as advogadas Ana Flávia Oliveira (Boa Vista SCPC) e Ingridy Amaral dos Santos (Serasa Experian), que ajudaram a esclarecer dúvidas.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/live-com-anbc-esclarece-duvidas-sobre-ampliacao-de-prazos-nos-cadastros-restritivos