Economia

49% das micro e pequenas empresas do Brasil nunca conseguiram empréstimo bancário

A excessiva concentração bancária no Brasil que gerou um oligopólio é um verdadeiro entrave para a geração de empregos e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Umas pesquisa divulgada no início deste mês de setembro mostra que 49% dos pequenos negócios jamais conseguiu financiamento bancário como pessoa jurídica. Mais que isso, 84% não pegaram empréstimos nos últimos 6 meses.

As principais dificuldades para obtenção de crédito são a difícil acessibilidade aos serviços financeiros, taxa de juros alta (48%), falta de garantias reais (20%) e falta de avalista/fiador (16%).

O levantamento, feito pelo Sebrae, mostrou ainda que, embora o BNDES seja o principal instrumento de concessão de crédito para as micro e pequenas, 80% deles jamais acessaram uma linha de financiamento do banco estatal de fomento.

Umas das soluções apontadas pelo Sebrae seria o crescimento das fintechs (empreas de tecnologia que atuam no setor financeiro) e pela criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), que devem aumentar a concorrência na concessão de empréstimos e facilitar crédito para os pequenos negócios no mercado brasileiro.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, afirmou que é necessário criar alternativas para enfrentar a grande concentração no sistema financeiro nacional, que acaba por estimular os altos juros bancários. “Os bancos são grandes demais para atender os pequenos”, afirmou. (Carta Campinas com informações de divulgação)

http://cartacampinas.com.br/2017/09/49-das-micro-e-pequenas-empresas-do-brasil-nunca-conseguiram-emprestimo-bancario/