Através da utilização de BI (Business Intelligence) sua empresa pode aumentar a sua rentabilidade, obter maior agilidade nos negócios, reduzir custos operacionais, fidelizar clientes, ser administrada de maneira mais eficaz com foco nos resultados e permitir uma base sólida para a tomada de decisões, dentre outros inúmeros benefícios.
Business Intelligence é “um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos, visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas”, termo cunhado pelo Gartner Group em 1992.
Para nós, Business Intelligence não é apenas um novo conceito, mas sim se trata de uma ferramenta de negócios que auxilia o gerenciamento da empresa visando produzir resultados efetivos e quantificáveis. Na verdade, entendemos BI como algo crucial e decisivo para as empresas no contexto competitivo em que vivemos, pois gera agilidade aos tomadores de decisão e por fim resulta em competitividade e melhores resultados.
Utiliza-se uma ferramenta de BI para:
• Construção de relatórios com distribuição periódica e automática;
• Análises multidimensionais;
• Fazer previsões de acordo com os padrões existentes nos dados;
• Acompanhar estratégias corporativas com a utilização de indicadores de performance;
• Alertar quando algum indicador de performance atingir um nível crítico (definido pelos próprios executivos);
• Etc.
Os sistemas transacionais estruturam os dados operacionais e transacionais da empresa têm a missão de transformar estes dados em informações gerenciais e executivas úteis para o dia a dia da empresa, bem como para o seu planejamento, auxiliando na tomada de decisões operacionais ou estratégicas.
Podemos citar o WBA Factoring, da WBA, empresa líder no segmento, como exemplo de software de gestão para contextualizarmos a utilização de Business Intelligence no mercado de fomento mercantil. O WBA Factoring permite:
• Automatizar a operação de compra de títulos em todas as suas etapas;
• Reduzir perdas;
• Melhorar a efetividade da análise de crédito e risco;
• Dirigir as ações de cobrança para os clientes apropriados;
• Administração da carteira de inadimplentes;
• Integração contábil;
• Além de outros benefícios quantitativos e qualitativos.
Um dos benefícios imediatos da disponibilização de uma base de informações é a facilidade para construção de relatórios e análises pelo próprio usuário final, diminuindo os custos da área de Tecnologia da Informação (TI) e uma maior flexibilidade e independência aos usuários para que estes possam obter no momento em que desejarem tendo como resultado, agilidade na tomada de decisão. Relatórios de uso recorrente e periódico podem ser desenvolvidos e programados para serem atualizados e disponibilizados por e-mail, intranet ou publicados na web automaticamente.
Modelos de Analíticos:
Ticket Médio
Gráfico de Tendências
Podemos gerar um grande número de informações gerenciais e a partir da análise das dimensões (forma pela qual os dados são analisados) com as medidas (valor ou quantidade alvo da análise) no assunto de Fomento Mercantil, como por exemplo:
• Volume de operações
• Prazo médio de recebimento e pagamento
• Concentração de carteira (Cedente/Sacado)
• Ticket Médio
• Quantidade de transações
• Valor ad-valorem
• % Inadimplência
• Índice de recompra
• Índice de Liquidez
• % utilização limite de crédito
Além das dimensões já citadas outras poderiam ser utilizadas em cruzamento com medidas, tais como: Clientes, tipo de clientes, Sacado, Carteiras, Produtos, Limites, faixas de valor da transação, dentre outros. As possibilidades são inúmeras se considerarmos que a modelagem dimensional nos permite cruzar dados de qualquer dimensão com qualquer medida disponibilizada.
Com este produto WBA Factoring Intelligence que tem hoje 04 módulos: Corporativo com análises que permitem ao gestor saber como está o seu negócio em termos de rentabilidade e viabilidade, fazer comparativos no tempo comparando o trimestre atual com o mesmo trimestre do ano anterior; Crédito que permite tomar decisões rápidas sobre as operações atuais, aprender com operações realizadas no passado, identificar tendências de operações, perfis de sacado; Financeiro que permite análise da eficiência deste departamento com relação aos recebíveis, identificar possíveis ações e/ou processos que impactar na eficácia deste departamento; Comercial que permite além de outras coisas direcionar os operadores para determinadas operações e/ou clientes que se mostram mais rentáveis, evitar a concentração de carteira, distribuir a carteira entre os vários seguimentos de mercado, ter informações que permitam ser pro - ativo com relação aos tomadores de crédito.