CONFLITO:
O conflito pode ser gerado por diversos fatores e causas, alguns exemplos abaixo:
• Veto de operação;
• Recompra sem informar o gerente;
• Operação enviada fora do horário estipulado;
• Exclusão de sacado sem previa informação;
• Falta de informações necessárias para a análise e pagamento da operação;
• Cliente / gerentes que ocultam e omitem informações;
• Falta de comunicação;
Existem muitos casos em que possam gerar um conflito entre as áreas. Mas antes de examinarmos as causas, precisamos conhecer os sintomas. Alguns exemplos abaixo:
• Comunicação deficientes, quando as decisões são tomadas a partir de informações erradas;
• Hostilidade e inveja, quando se evidencia afirmações equivocadas, providas de julgamentos de valor, preconceitos e raiva, que em nada acrescentam ou trazem soluções, sendo afirmações totalmente dispensáveis. Na minha visão este é um dos maiores sintomas.
• Proliferação de regras e regulamentos, normas e mitos, “BUROCRACIA”, onde a cada vez que vai fazer um procedimento, fica desdenhando os regulamentos e fazendo piadinhas.
• Moral baixa, onde a frustração e ineficiência acabam que refletindo nas ações, analisando operações de forma ineficaz, não utilizando as suas ferramentas disponíveis.
Para evitarmos estes sintomas e causas temos que tomar algumas atitudes, e algumas são mais simples do que imaginamos.
COMUNICAÇÃO - o gestor deve integrar as equipes para resolver e evitar conflitos, deve manter próximo de cada área e ter conhecimento de suas atividades. Muitos conflitos podem ser evitados com uma simples conversa, expondo argumentos e mostrando as ideias e processos a cada envolvido.
PONDERAÇÃO – ouvir atentamente todos os lados envolvidos e fazer com que todos conversem entre si, tentando achar a melhor forma de resolver um problema, busque sempre a melhor solução para todos, não prejudique e não tome partido para nenhuma área. Existe uma expressão que se chama win win, que é que ambos os lados saiam ganhando, mesmo que pelo aprendizado. Claro que nem sempre será possível, mas é bom ter em mente estratégias para resolução de possíveis conflitos.
FRUSTRAÇÃO DE EXPECTATIVAS – Ao criar uma resolução que seja melhor possível para ambos os lados é preciso tomar cuidado, pois esta decisão tem que visar o melhor para a empresa, com isso pode frustrar alguma das áreas, pois querem sempre puxar a “sardinha” para o seu lado, neste caso é preciso ter habilidade em explicar que a decisão final foi o melhor para a empresa. A transparência contribui bastante na mediação de conflitos.
RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS – nunca adie um problema, um dos principais erros é adiar o problema esperando de que alguma maneira ele se resolva sozinho, diagnosticou um conflito é preciso sentar e ouvir as partes e resolver com cada um integrante. Evite que os impasses tomem grandes proporções e principalmente que uma disputa de ego acabe entrando em jogo, sendo rápido e incisivo na resolução dos conflitos, dificilmente eles tomarão grandes proporções.
Estou no mercado há mais de 10 anos e acompanhei muitos conflitos, onde cada área quer o melhor para si, e me perguntava porque isto acontece constantemente? Até participar de um conflito, e não é legal, pois mexe com outras pessoas, a minha sorte é que os meus gestores tiveram habilidade de resolver a situação na hora e foi resolvido mesmo, porque tem muitas vezes que falam que está resolvido, mas não está de fato, o caso sai da esfera profissional e entra na esfera pessoal, é complicado, pois o gestor terá trabalho dobrado para resolver a situação.
Como podemos ver conflitos sempre vão existir, os motivos que geram são as vezes são banais, pois mexem com ego das pessoas, por isso é imprescindível o papel do gestor, é ter habilidade para contornar e não deixar que estes conflitos gerem guerras no qual fuja de seu controle.
Alguns gestores gostam do conflito, pois acreditam que o negócio cresce porque quando duas áreas começam a pensar igual uma delas deixam de ser necessárias, na minha visão é possível lidar com a divergência de opiniões sem gerar este conflito, porque ele é danoso aos envolvidos e chega uma hora que não vai ter como administrar.
Espero que o artigo posso ajudar a você enxergar e administrar melhor os departamentos interligados paralelamente, para ter uma empresa solida e todos com o mesmo pensamento de evolução para a empresa.
O conflito pode ser gerado por diversos fatores e causas, alguns exemplos abaixo:
• Veto de operação;
• Recompra sem informar o gerente;
• Operação enviada fora do horário estipulado;
• Exclusão de sacado sem previa informação;
• Falta de informações necessárias para a análise e pagamento da operação;
• Cliente / gerentes que ocultam e omitem informações;
• Falta de comunicação;
Existem muitos casos em que possam gerar um conflito entre as áreas. Mas antes de examinarmos as causas, precisamos conhecer os sintomas. Alguns exemplos abaixo:
• Comunicação deficientes, quando as decisões são tomadas a partir de informações erradas;
• Hostilidade e inveja, quando se evidencia afirmações equivocadas, providas de julgamentos de valor, preconceitos e raiva, que em nada acrescentam ou trazem soluções, sendo afirmações totalmente dispensáveis. Na minha visão este é um dos maiores sintomas.
• Proliferação de regras e regulamentos, normas e mitos, “BUROCRACIA”, onde a cada vez que vai fazer um procedimento, fica desdenhando os regulamentos e fazendo piadinhas.
• Moral baixa, onde a frustração e ineficiência acabam que refletindo nas ações, analisando operações de forma ineficaz, não utilizando as suas ferramentas disponíveis.
Para evitarmos estes sintomas e causas temos que tomar algumas atitudes, e algumas são mais simples do que imaginamos.
COMUNICAÇÃO - o gestor deve integrar as equipes para resolver e evitar conflitos, deve manter próximo de cada área e ter conhecimento de suas atividades. Muitos conflitos podem ser evitados com uma simples conversa, expondo argumentos e mostrando as ideias e processos a cada envolvido.
PONDERAÇÃO – ouvir atentamente todos os lados envolvidos e fazer com que todos conversem entre si, tentando achar a melhor forma de resolver um problema, busque sempre a melhor solução para todos, não prejudique e não tome partido para nenhuma área. Existe uma expressão que se chama win win, que é que ambos os lados saiam ganhando, mesmo que pelo aprendizado. Claro que nem sempre será possível, mas é bom ter em mente estratégias para resolução de possíveis conflitos.
FRUSTRAÇÃO DE EXPECTATIVAS – Ao criar uma resolução que seja melhor possível para ambos os lados é preciso tomar cuidado, pois esta decisão tem que visar o melhor para a empresa, com isso pode frustrar alguma das áreas, pois querem sempre puxar a “sardinha” para o seu lado, neste caso é preciso ter habilidade em explicar que a decisão final foi o melhor para a empresa. A transparência contribui bastante na mediação de conflitos.
RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS – nunca adie um problema, um dos principais erros é adiar o problema esperando de que alguma maneira ele se resolva sozinho, diagnosticou um conflito é preciso sentar e ouvir as partes e resolver com cada um integrante. Evite que os impasses tomem grandes proporções e principalmente que uma disputa de ego acabe entrando em jogo, sendo rápido e incisivo na resolução dos conflitos, dificilmente eles tomarão grandes proporções.
Estou no mercado há mais de 10 anos e acompanhei muitos conflitos, onde cada área quer o melhor para si, e me perguntava porque isto acontece constantemente? Até participar de um conflito, e não é legal, pois mexe com outras pessoas, a minha sorte é que os meus gestores tiveram habilidade de resolver a situação na hora e foi resolvido mesmo, porque tem muitas vezes que falam que está resolvido, mas não está de fato, o caso sai da esfera profissional e entra na esfera pessoal, é complicado, pois o gestor terá trabalho dobrado para resolver a situação.
Como podemos ver conflitos sempre vão existir, os motivos que geram são as vezes são banais, pois mexem com ego das pessoas, por isso é imprescindível o papel do gestor, é ter habilidade para contornar e não deixar que estes conflitos gerem guerras no qual fuja de seu controle.
Alguns gestores gostam do conflito, pois acreditam que o negócio cresce porque quando duas áreas começam a pensar igual uma delas deixam de ser necessárias, na minha visão é possível lidar com a divergência de opiniões sem gerar este conflito, porque ele é danoso aos envolvidos e chega uma hora que não vai ter como administrar.
Espero que o artigo posso ajudar a você enxergar e administrar melhor os departamentos interligados paralelamente, para ter uma empresa solida e todos com o mesmo pensamento de evolução para a empresa.