Economia

Caminho para sistema financeiro digital ainda é longo, diz Damaso

O diretor de regulação do Banco Central (BC), Otávio Damaso, disse ontem que, com a pandemia, ficou claro que o caminho para um sistema financeiro digital ainda é longo. Para ele, essa é uma das lições que podem ser tiradas da crise.

“Se a gente tivesse uma sociedade mais financeiramente e digitalmente incluída, as soluções, até os aportes do poder público, as políticas públicas poderiam ter sido muito mais eficientes”, disse no webinar “How To do Business and Invest” sobre a agenda de inovação do BC, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Ele citou que, mesmo em São Paulo, onde o processo de inclusão financeira e digital é mais avançado, há lacunas. Já no Norte e no Nordeste, a diferença “é mais gritante”. “Não só agora, mas principalmente quando as coisas acalmarem, e já estão acalmando bastante, a gente tem que fazer um plano bem estratégico de como alcançar o Brasil como um todo”, acrescentou.

Uma segunda lição da crise, colocou, é que a tecnologia não foi um problema. Segundo ele, há relatos de planos programados para serem realizados em anos que foram implementados em dias. “E a tecnologia veio e deu suporte a isso”, disse o diretor.

Damaso enfatizou que o processo de inovação ajudou a mitigar as dificuldades causadas pelo isolamento social e que a autoridade monetária identificou um intenso aumento do relacionamento digital por parte das instituições financeiras. “Foi ao extremo em muitos casos”, disse.

Para ele, o momento atual exige que a agenda do BC para inovação seja intensificada, em termos de tempo e profundidade. “Cada vez mais a gente precisa ter um sistema financeiro mais digital”, afirmou, acrescentando que toda a sociedade sairá mais digitalizada da crise, inclusive as gerações mais antigas. A inovação é uma demanda da sociedade, disse, e o regulador precisa olhar para isso.

Entre os pontos prioritários do BC nessa frente de inovação, citou os projetos de registro, que podem favorecer a entrada de novos players no mercado e ajudar a endereçar problemas de assimetria de informação. Damaso destacou também o sandbox, o Pix e o open banking.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/caminho-para-sistema-financeiro-digital-ainda-e-longo-diz-damaso-valor-economico