Fomento

"Gabinete de Crise": Divulgação de índices passa a ser semanal

Pouco mais de dois meses após o início da publicação diária dos números relativos às operações das empresas paulistas do setor, o “Gabinete de Crise” criado pelo SINFAC-SP passará a divulgar seus índices semanalmente, sempre às terças-feiras, com base no movimento médio da semana anterior.

A decisão foi comunicada ontem ao grupo de empresários e coincide com a decisão do governo do estado de abrir gradualmente a economia, em busca de uma retomada nos negócios.

O presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), acredita que nas semanas vindouras provavelmente as operações aumentarão lentamente, e os problemas relacionados à cobrança começarão a se resolver.

“O Gabinete de Crise é uma iniciativa vitoriosa, e tivemos várias conquistas a destacar, especialmente o lançamento da nossa Central de Risco. Entretanto, notamos uma sensível redução na participação diária das empresas no fornecimento dos dados, e este problema afeta muito os resultados, em função das particularidades do universo pesquisado” explica.

O dirigente diz entender que nesta nova fase o monitoramento dos índices seria mais representativo com uma avaliação semanal, para que a entidade possa analisar as tendências tendo mais prazo para finalizar este processo.

“Manteremos todos os participantes no grupo, mas teremos uma nova regra, visando fortalecer esta iniciativa em benefício do nosso setor. A empresa que não fornecer os índices por duas semanas consecutivas, serão excluídas do Gabinete do Crise”, complementou Hamilton.

Maio x abril

Os índices médios de maio foram muito parecidos com os medidos em abril, com uma ligeira melhora em todos eles. O índice de liquidez, por exemplo, teve uma melhora, passando de 68,71% (abril) para 72,01% (maio), com um viés de alta bem sustentável.

Já o índice de operações se manteve estável, registrando 38,41% (abril) e 39,55% (maio), ou seja, permaneceu em torno de 40% sobre a média de negócios diária de fevereiro.
 
 
 
Enquanto isso, o índice de operações em relação às entradas de caixa tive um substancial aumento, saltando de 63,91% (abril) para 73,44% (maio).

“Estes números mostram que no mês passado investiram-se em torno de 10% a mais no próprio negócio, mas com o mesmo volume de operações. Isso significa que estão sendo privilegiados clientes de maior volume com menor risco”, analisa o presidente.
 

Gráfico (período de 30 dias)


 
Informações

O andamento da pesquisa se dá por meio de uma ferramenta de levantamento estatístico, que diariamente envia aos inscritos o link das perguntas. Cabe às empresas, logo pela manhã, enviar os seus números à entidade, por meio deste caminho. Em seguida, eles são tabulados, gerando-se a média do dia, e divulgados detalhadamente aos componentes do “Gabinete de Crise”.

Inclusão

Para entrar neste grupo, o interessado deve fazer a solicitação exclusivamente no e-mail: gerencia@sinfac-sp.com.br informando o número do celular e o nome da empresa. Em seguida, basta acompanhar a inclusão no grupo do WhatsApp e preencher a pesquisa em curso no dia.

O Sindicato reforça ao pretendente a importância do compromisso de diariamente enviar as informações da sua empresa, ação que garantirá a participação no grupo.

O não fornecimento das informações ao Sindicato levará à exclusão do participante, que deixará de receber o feedback pormenorizado das respostas às perguntas formuladas no grupo.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/gabinete-de-crise-divulgacao-de-indices-passa-a-ser-semanal