Fomento

FIDC mostra sua força em 4º Encontro Nacional

Criados pela Resolução 2.908/2001 do Banco Central do Brasil, os fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC) foram regulamentados logo depois pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e desde 2009 possuem uma associação que os representa em todo o país.

Uma síntese dessa história e projeções sobre o futuro da área foram abordadas no último dia 24 de outubro, em São Paulo, onde a Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados (ANFIDC) realizou o seu grande evento anual.

De acordo com o presidente da entidade no último triênio, Paulo Schonenberg, a busca por engajamento que marcou a fase inicial dos trabalhos aos poucos deu lugar à defesa intransigente da governança.

Como resultados dessa postura, ele aponta uma maior aproximação das agências reguladoras, imprensa e do próprio mercado, que passou a ser balizado pela entidade. “Estudamos e aprendemos a operar com a transparência necessária”, justificou.

No final do encontro, ele apresentou oficialmente seu sucessor, Luis Eduardo da Costa Carvalho, executivo que ocupava a diretoria de relações institucionais da Associação, e há cinco anos atua no setor de FIDC.

Presente no evento, juntamente com outros empresários do fomento comercial que também possuem FIDC, o presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), endossa os sinais de prosperidade do segmento. “Apesar da queda das taxas, os fundos vão bem, sobretudo em função de sua volumetria (escala)”, analisou.

O Sindicato foi representado ainda pelo diretor de relações com o mercado Marcio Lima Gonçalves (Euro Money Fomento Mercantil), diretor de novos negócios Everaldo Moreira (Valecred Soluções Financeiras), diretor e ex-presidente Pio Daniele (Daniele Banco Fomento Comercial e Participações) e pelo consultor jurídico Alexandre Fuchs das Neves.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/fidc-mostra-sua-forca-em-4o-encontro-nacional