Fomento

Sinfac-SP expõe à diretores do Banco Central demandas do setor como acesso a dados do SISBACEN

Além de batalhar pelo fomento comercial no Congresso Nacional, onde tem hoje duas emendas buscando aprimorar as PECs 45 (Câmara) e 110 (Senado) relativas à reforma tributária, o SINFAC-SP prossegue firme em sua atuação numa frente igualmente estratégica, o Banco Central do Brasil.

Para se ter uma ideia da importância deste movimento, durante o “XIV Congresso Brasileiro de Fomento Comercial”, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, o presidente Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil) fez dois contatos definidos por ele como altamente proveitosos.

No primeiro, com o diretor de normas do BACEN, Otávio Damaso (foto acima), cobrou medidas definitivas contra a recusa de grandes redes varejistas, por exemplo, de pagar títulos em poder de terceiros.

“Foi uma conversa bastante positiva. Pedi a ele atenção especial na regulamentação já em andamento da Lei nº 13.775, especialmente em relação ao artigo que considera nulas as cláusulas contratuais que vetem a circulação de títulos, a exemplo do previsto no art. 73 do Estatuto da Micro e Pequena Empresa”, explicou o presidente do SINFAC-SP.

Já ao economista Fábio Lacerda Carneiro, chefe de divisão no Departamento de Resolução e de Ação Sancionadora do BACEN (foto ao lado), o dirigente expôs uma antiga demanda do setor – o acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SISBACEN).

“De pronto e por iniciativa própria, o representante do órgão regulador comentou que a Empresa Simples de Crédito (ESC), enquanto fornecedora de informações via registradora – no caso, a Central de Recebíveis (CERC) –, deveria ter a possibilidade de receber essas informações pelo mesmo canal. Para a ESC, que faz empréstimos, seria uma informação preciosa”, comentou Hamilton.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/sinfac-sp-expoe-a-diretores-do-banco-central-demandas-do-setor-como-o-acesso-a-dados-do-sisbacen