Fomento

Ajuste de processos internos e externos abrem caminho para entrada de novos clientes

Ao mesmo tempo em que concorrem por novos clientes, as empresas do setor também buscam resolver um gargalo preocupante – como otimizar resultados nos processos de entrada desse público no portfólio. Este foi o tema do curso multiáreas que o SINFAC-SP promoveu no último dia 28 de maio, em São Paulo.

“A entrada de novos cedentes exige uma série de procedimentos para a gestão de cadastro no menor tempo possível, desde o momento da prospecção e revisão dos dados até a avaliação das informações para a liberação ou não do crédito”, explicou o advogado Ernani Desbesel, especialista na prevenção de riscos nas empresas de fomento comercial e securitização.

Segundo ele, as empresas precisam ajustar seus processos internos e externos para atingir os objetivos comerciais traçados, sem se descuidar da segurança no momento da análise e aprovação de novos cedentes.

“A área comercial precisa, por exemplo, ter normas claras para esta atividade, pois segui-las abre caminho para a geração de novas oportunidades de negócios”, complementou o especialista.

Em sintonia

O impacto causado pelo curso foi tão marcante, que ao sair do treinamento, Ana Cláudia Gallego Garcia (abaixo, à esq.), sócia da paulistana Starnic Factoring, já planejava uma reunião com sua equipe para explicar a eles determinadas mudanças que seriam implementadas na empresa.

“A ideia é promover alterações na abordagem dos clientes, com foco em colocar a empresa no caminho do crescimento sustentável”, salientou a empreendedora, que opera principalmente com duplicatas e cheques de clientes da indústria e do setor serviços,

Oriunda do setor bancário, Ana Cláudia é uma associada que já virou fã do SINFAC-SP, “especialmente pelo tratamento recebido antes, durante e após cada treinamento e pela qualidade dos docentes e dos temas por eles abordados”, descreveu.

Head de crédito para nanoempreendedor da fintech paulistana Tutu Digital – pertencente ao Grupo Size –, Camila Barbosa de Abreu Lima (acima, à dir.) também saiu empolgada do curso, afirmando que as práticas hoje adotadas por sua empresa encontram-se em sintonia com as matérias abordadas.

“Em relação à análise de crédito, estamos no caminho certo, e alguns novos conceitos serão levados para a empresa”, comentou a executiva, que atua há apenas três meses no setor e acaba de debutar nos treinamentos do Sindicato.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/ajustes-de-processos-internos-e-externos-abrem-caminho-para-entrada-de-novos-clientes