Jurídico

MP denuncia empresários por associação criminosa e estelionato em Colombo

O Ministério Público do Paraná (MPPR) ofereceu denúncia criminal contra três pessoas investigadas por associação criminosa, emissão de duplicatas simuladas e estelionato em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta terça-feira (28). Os denunciados são dois empresários e um funcionário do empreendimento administrado por eles.

De acordo com a investigação, os denunciados associaram-se para a prática criminosa e, por meio de pessoa jurídica, emitiram 292 notas fiscais e duplicatas contra várias empresas do setor de alimentos, sem a correspondente comercialização de mercadorias ou prestação de serviços.

Em seguida, os denunciados “venderam” os títulos falsos em empresas de factoring, recebendo a antecipação dos valores em prejuízo dessas empresas e também dos sacados, que passaram a sofrer cobrança por dívidas inexistentes. Ao todo, foram contabilizadas 585 práticas criminosas.

A denúncia foi oferecida pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca, a partir de inquérito conduzido pela Divisão de Crimes contra o Patrimônio da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba.

Segundo a denúncia, a conduta criminosa resultou em prejuízo equivalente a R$ 2.403.962,73, em valores que deverão ser atualizados.

https://paranaportal.uol.com.br/cidades/mp-denuncia-empresarios-por-associacao-criminosa-e-estelionato-em-colombo/