Economia

Novo crediário deve estimular a concorrência no segmento de cartões

Projeto piloto do novo crediário terá início no último trimestre deste ano, informou, hoje (13), o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Fernando Chacon, durante painel realizado no segundo dia do Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (CIAB), organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Segundo Chacon, o novo crediário poderá trazer mais competitividade aos varejistas menores. “O crediário chega com juros competitivos e será um diferencial para o pequeno lojista. A intenção é reduzir o prazo de pagamento aos vendedores e o serviço representa uma resposta do setor de pagamentos para o Banco Central (BC) diante da demanda da instituição para reduzir o pagamento aos lojistas”, explica.

“O modelo do crediário vai favorecer muito o pequeno e o médio estabelecimentos, quem não tem capital de giro suficiente para vender uma compra a prazo. Então, o lojista não vai demorar 30 dias para receber, ele vai receber tudo no momento da transação. Estamos discutindo o prazo ainda, mas serão dois dias, cinco dias no máximo”, afirma o diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil, Rogério Panca.

Para o CEO da Mastercard Brasil, João Pedro Paro Neto, o novo produto vai permitir que o consumidor tenha mais opções. “Esse serviço vai trazer muito mais eficiência, segurança e transparência nas transações. Vai ser muito mais fácil para o consumidor”, comentou ao DCI, durante sua participação no Ciab Febraban.

“Uma coisa importante nisso é: que o poder de escolha sempre é do consumidor final e do estabelecimento. O lojista irá receber em um prazo muito curto e não terá impacto no seu capital de giro, enquanto o consumidor passa a ter uma nova modalidade de pagamento e vai poder comprar um bem que talvez ele não tivesse acesso pra comprar com a integralidade do seu limite ou mesmo parcelado sem juros. Desta forma, ele vai ter várias opções e todas em pagamentos eletrônicos”, diz o diretor geral da Visa, Fernando Teles.

Novas tendências

Ainda no evento, foram debatidas as principais tendências e atuações no setor de meios de pagamentos, sendo elas: a aceitação maior do pagamento via débito, visando o crescimento da modalidade; a transferência pessoa a pessoa, facilitando as operações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, e o avanço da tecnologia sem contato, onde as transações ocorrem sem que o cliente tenha que utilizar o seu cartão físico.

“A partir de agora os meios de pagamento vão ser cada vez mais invisíveis”, conclui o CEO da Mastercard.
 
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