Economia

Bancos brasileiros formalizam criação de gestora de risco de crédito

Os cinco maiores bancos do país, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil e Caixa Econômica Federal, apresentaram nesta quarta-feira (14) os documentos para constituir uma gestora de inteligência de crédito (GIC), informaram os bancos em comunicados separados.

Cada sócio terá 20% da empresa, que terá gestão independente e desenvolverá um banco de dados para reunir e tratar informações cadastrais e de crédito de empresas e pessoas.

A criação da foi anunciada no início do ano passado. Segundo fontes ouvidas pela Reuters à época, o objetivo é destravar o chamado cadastro positivo, em que o sistema financeiro concede taxas de juros menores a clientes com bom histórico de adimplência.

Os bancos preferiram ter uma central própria, na qual podem compartilhar informações entre si, do que usar dados da Serasa Experian ou da Boa Vista, que juntas compartilham um bureau de crédito.

http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/bancos-brasileiros-formalizam-criacao-de-gestora-de-risco-de-credito.ghtml