Fomento

Competitividade começa por área comercial bem estruturada

“Ter operações rentáveis e seguras são os pilares básicos de uma empresa, mas para se alcançar estas duas condições há como pré-requisito ser competitivo”. Quem afirma é Ernani Desbesel, que ministrou ontem (31/05), na sede do Sindicato, o curso “Competitividade, Rentabilidade e Segurança para as Empresas do Setor”.

Segundo ele, obter essa condição ideal significa vender bastante e de forma adequada, uma vez que sendo deficitário na área comercial dificilmente se alcança o sucesso.

Em contrapartida, quando se tem bom desempenho de vendas pode-se até ser mais seletivo em relação aos títulos comprados, eliminando com isso perigosas falhas de avaliação.

“Hoje, o maior erro das empresas é negar operações que poderiam ser feitas, por falta de conforto decisório, e aceitar outras que deveriam ser barradas”, explicou Desbesel.

Isso acontece, de acordo com o especialista, quando a gestão de risco é ineficaz e os departamentos de cobrança, controladoria, comercial e operacional não municiam a área de crédito com as informações necessárias para a tomada de decisão.

Lições aprendidas

Para Kelly Cristina Rodrigues de Souza, gerente da FVN Fomento Mercantil, de Santos, foram extremamente válidas as orientações recebidas. “Estou adorando, está demais o curso, vou colocar em prática muitas das coisas mostradas aqui hoje”, assegurou.

Como exemplos ela cita as notificações e confirmações, que já são feitas em sua empresa, mas com alguns pontos que agora serão aprimorados para conferir mais segurança às operações.

Wagner Lechner Munduruca, sócio da paulistana WLM, também achou o conteúdo muito bom “por auxiliar os colaboradores das factorings, securitizadoras e FIDCs a abrir um pouco mais a cabeça para o mercado como um todo, priorizando a questão comercial, que representa o coração de qualquer negócio”, disse.

Fonte: Reperkut

http://www.sinfacsp.com.br/noticia/competitividade-comeca-por-area-comercial-bem-estruturada