Webinário - Factoring para Iniciantes

DOCENTE
Rogério Castelo Branco
Iniciou sua carreira no extinto Banco de Crédito Nacional, BCN, onde atuou nas áreas de Crédito Imobiliário, Planejamento e Controle, Mesa de Operações e Gerência de Agências.

Atua no Factoring desde 1995.

Foi Diretor Operacional da ABFAC – Associação Brasileira de Factoring e Diretor Estatutário da All Time Fomento Mercantil S/A, sendo responsável pela gestão comercial e de crédito.

Já prestou consultoria para diversas empresas do setor de factoring e treinou mais de dois mil profissionais do setor de recebíveis, inclusive em instituições financeiras (bancos), FIDC’s, Securitizadoras e Factorings de todos os portes.

PROGRAMAÇÃO
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FOMENTO MERCANTIL.

- O Factoring e suas tendências.

- O que pode vir com a possível regulamentação do setor de fomento mercantil.

- Factoring, FIDC´s ou Securitizadoras de Recebíveis? Prós e contras.

- O Plano de negócios e a Análise de viabilidade econômica e mercadológica.

- Constituição da Empresa de Fomento Mercantil.

- As despesas fixas e variáveis.

- O cálculo do ponto de equilíbrio e a composição do fator de compra.

MERCADO E PROSPECÇÃO DE CLIENTES.

- A Definição do público-alvo.

- O Perfil do Cliente que vende seus recebíveis.

- Meios de Captação e Manutenção de clientes.

- O relacionamento com o cliente de factoring.

ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO.

- A importância da visita como pré-requisito na concessão de crédito.

- Os Pilares da concessão de crédito na Empresa de Factoring.

- A Análise Cadastral nos bureaux de crédito.

- O Estabelecimento dos limites operacionais.

- A Classificação de Riscos e o Score.

- O Contrato de fomento mercantil e seus aditivos.

A OPERACIONALIZAÇÃO DO FACTORING e o ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS.

- A análise de sacados.

- O Conceito de concentração de risco.

- O “Filtro” operacional e o check list de procedimentos.

- Tolerâncias operacionais -  Até onde podemos chegar?

- Acompanhamentos de resultados econômicos e financeiros.

- Acompanhamentos de resultados comerciais.

- Auditoria de normas e procedimentos.

LOCAL
Realizado via Aplicativo Zoom, os inscritos receberão os links na tarde do dia 23/03/2021

OBJETIVO
Apresentar teoria e prática, esclarecendo particularidades do setor, desmitificando aspectos que possam parecer estranhos aos iniciantes, sejam empresários ou colaboradores.

Citação de “cases” para que todos conheçam de fato as características do fomento comercial.

A QUEM SE DESTINA
Colaboradores, empresários, investidores e pessoas que tem interesse em obter os conhecimentos iniciais sobre o setor

MAIS INFORMAÇÕES
https://www.sinfacsp.com.br/evento/371