Introdução ao CRA Treinamento On-line – Nível Básico

Por que esse treinamento é para mim?

O agronegócio há anos vem consolidando sua importância estratégica para o desenvolvimento da economia brasileira. O financiamento deste setor se caracteriza, preponderantemente, pela presença do crédito direcionado e subsidiado. Porém, dadas as necessidades crescentes dos captadores de recursos e os limites sustentáveis e eficientes do direcionamento subsidiado destes, faz-se premente a utilização de fontes alternativas de financiamento. O mercado de securitização, através das operações de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), vem despontando como uma solução de ótimo desenho para atender de forma complementar a demanda crescente por crédito no universo do agronegócio, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades diferenciadas para o investimento. 

O curso Introdução ao CRA, totalmente on-line e interativo, abordará de forma prática e objetiva a securitização de ativos via Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). A possibilidade de emissão deste tipo de título tem atraído empresas de todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio. Além dos recentes desenvolvimentos regulamentares, que possibilitaram a emissão de CRA atrelados ao dólar, o título também tem recebido atenção pela demanda do mercado por “títulos verde”, os chamados green bonds.  

Quais as vantagens desse treinamento?

- Rapidez – Carga Horária de 4 horas

- Linguagem Objetiva

- Apesar de online, o treinamento acontecerá em tempo real, com espaço aberto para perguntas como em uma sala de aula tradicional

- 15 dias de acesso ao portal de inteligência da Uqbar com notícias especializadas do mercado de CRA

Qual o público alvo?

Destina-se a profissionais e estudantes que desejam adquirir conhecimento amplo sobre o mercado de CRA. Destina-se também a profissionais que já atuam direta ou indiretamente no mercado de CRA e querem ampliar seu entendimento com relação a esse tipo de operação. 

Programa

1. Conceitos, legislação e regulamentação 
Análise de conceitos e do atual marco legal e regulatório aplicáveis aos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), às Cédulas de Produto Rural (CPR) e aos Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA).

2. As funções dos prestadores de serviço
Apresentação dos prestadores de serviço de uma operação de CRA, incluindo desde os envolvidos na montagem da operação até os encarregados de acompanhar e monitorar o dia a dia do CRA.   

3. Variações estruturais em operações de CRA
Estudo dos principais tipos de estrutura de operações de CRA, com lastro pulverizado e concentrado, incluindo operações com CPR, CDCA e Debêntures.

4. O mercado de CRA em números
Dimensão e evolução histórica do mercado de CRA. Emissões, saldo devedor, tipo de lastro, segmento do agronegócio, tipo de devedor, emissores, indexadores, rentabilidade-alvo e prazo de vencimento. 

Facilitadores

Carlos Augusto Lopes | Uqbar

Leonardo Augusto Andrade | Uqbar

Mais Informações: https://www.uqbar.com.br/treinamento-online-cra/