11º Simpósio dos Empresários de Fomento Comercial do Estado de São Paulo

PROGRAMA

08h00 - Credenciamento – Welcome coffee

08h30 - Abertura – Hamilton de Brito Junior – Presidente do SINFAC-SP

09h00 - Paulo Delgado - Palestra Conjuntura Política, Cenários e Tendências às vésperas do 1º Turno 

10h00 - Guilherme Campos – Palestra Case dos Correios – Adaptação aos Novos Tempos

10h30 - Álvaro Bahia – Palestra Plataforma de Consultas  Para Antecipações de Recebíveis dos Estados

11h00 - Coffee Break

11h30 - Luis Ruivo e Alexandre Fuchs das Neves – Palestra Panorama da inovação pelas Fintechs

12h30 - Gesner Oliveira - Palestra Tendências Econômicas

13h30 - Encerramento

*sujeito a alterações

PALESTRANTES

ÁLVARO BAHIA
Responsável diversos sistemas docs eletrônicos
Responsável e líder técnico do programa de concepção, desenvolvimento,  implantação e gestão operacional  dos diversos sistemas de documentos fiscais  letrônicos do Brasil (Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico, Bilhete de Passagem Eletrônico), Sistema Brasil-Id, Operador Nacional dos Estados, etc., atuando nesta atividade desde o ano de 2004.
Especialista em reengenharia de processos e inovações disruptivas, com larga experiência em processos de auditória, planejamento de fiscalização e gestão  tributária estratégica.

ALEXANDRE FUCHS DAS NEVES
Consultor Jurídico do SINFAC-SP
Consultor SINFAC-SP
Especialista em Direito Bancário
Instrutor  MBA – Factoring, Securitizadoras e Fidc´s
Instrutor PLD/FT e Compliance
MBA Direito Bancário
Certificado Compliance I  e II - ABBC
Estruturador de Instituições Financeiras
Membro do IPLD  - Instituto dos Profissionais em Prevenção a Lavagem de Dinheiro
 
GESNER OLIVEIRA
Economista e Colunista da Rádio Bandeirantes
Atuou no governo federal na área macroeconômica como Secretário Adjunto de Política Econômica (1993-94) e Secretário de Acompanhamento Econômico (1995).
Docente no Brasil (Fundação Getúlio Vargas) e no exterior (Universidade da Califórnia e Columbia, nos EUA) e em eventos corporativos, tendo sido palestrante em vários deles.
Conhece profundamente as políticas microeconômicas, regulatórias e setoriais, tendo presidido o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, em 1996-2000.
Presidiu a Sabesp durante o período de 2007 a 2010. Durante sua gestão recebeu o prêmio Empresário Ambientalista do PNBE e o prêmio Dirigente Público  Empreendedor, concedido pelo Grupo de Líderes Empresariais (2010).
Ph.D em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley, mestre em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP e bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/USP.
Participa de vários Conselhos de Administração de grandes empresas, sendo certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheiro (IBGC).
É colunista do Programa Primeira Hora e Bastidores do Poder da Rádio Bandeirantes, colunista do UOL. Eleito o Economista do Ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

GUILHERME CAMPOS
Exerceu Presidência Correios e Deputado Federal
Presidente dos Correios entre 2016 e 2018, Deputado Federal entre 2007 - 2011 e 2011-2015, No Congresso Nacional foi presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário.
Foi um dos fundadores do Partido Social Democrático e seu primeiro líder na Câmara dos Deputados.
Vice-prefeito de Campinas e secretário municipal de Comércio, Indústria e Serviços e Turismo entre 2005 e 2007.
A frente de entidades de classe, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, ACIC, por quatro mandatos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas, CDL, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, FACESP, regional Campinas, por dez anos. Atualmente é o primeiro vice-presidente da ACIC, vice-presidente da diretoria executiva da FACESP e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, FPF, regional Campinas, SP.

LUIS RUIVO
Sócio da PricewaterhouseCoopers
Sócio da PricewaterhouseCoopers, responsável pela área de consultoria para a indústria financeira no Brasil, com experiência na elaboração de planejamentos estratégicos de tecnologia e projetos de renovação tecnológica para bancos e seguradoras. 

PAULO DELGADO
Político, Sociólogo e Professor pela UFJF
Político mineiro de 1980 a 2011. Sociólogo e Professor pela UFJF com pós-graduação em Ciências Políticas pela UFMG. Foi deputado federal por seis mandatos a partir de 1986 e deputado da constituinte iniciada em 1987. Coordenou a delegação brasileira junto à Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (Eco 92), no Rio de Janeiro. Delegado brasileiro na Conferência de Kyoto - Japão. Foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; Vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional; foi presidente do Grupo Brasileiro do Parlamento Latino Americano. É autor da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Lei das Cooperativas Sociais. É membro da Ordem do Rio Branco - Itamaraty - e Chanceler da Ordem do Mérito Nacional da França. Conferencista e Consultor nas áreas educacional, politica, empresarial e trabalhista é, também, articulista do jornal O Globo do Rio de Janeiro e O Estado de São Paulo sobre política nacional. Assina a coluna de política internacional dos jornais Correio Braziliense e Estado do Minas. Preside o núcleo de Sociologia e Política do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Fecomercio de São Paulo. É Coordenador do CIEE-Nacional.

LOCAL

FECOMERCIOSP
Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Sala Plenária – 3º andar
Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01313-020

MAIS INFORMAÇÕES
http://www.sinfacsp.com.br/simposio