Com três décadas de atuação no setor de tecnologia, a QuickSoft foi a convidada do oitavo episódio do podcast Fomento 360, que teve como tema central a “Gestão para FIDC, factoring e securitizadoras”. No bate-papo conduzido por Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC, e por Marcio Lima Gonçalves, diretor comercial da ABRAFESC, o CEO da empresa, Rodrigo Eddine, apresentou os principais produtos da companhia, falou sobre a parceria com a ABRAFESC e aprofundou os avanços da duplicata escritural no Brasil. Assista no Youtube ou ouça no Spotify.
Com sede em Blumenau (SC), a QuickSoft tem mais de 15 anos de especialização em softwares para antecipação de recebíveis. Entre seus principais produtos estão o QProf, sistema de gestão completo voltado para FIDCs, securitizadoras e factorings, e o QCertifica, plataforma de certificação que viabiliza a formalização das operações com alto nível de segurança jurídica. “Eu costumo dizer que o QProf é o cérebro da operação e o QCertifica, o coração. O primeiro mostra tudo o que está acontecendo na sua operação. É onde você faz análises e sabe de quem você deve cobrar. Já o outro permite que se formalize as operações e faça efetivamente as antecipações com segurança e rastreabilidade”, explicou Rodrigo.
Além desses carros-chefes, a QuickSoft também oferece ferramentas como e-mail seguro e monitorado, que trazem mais segurança para as operações, uma vez que rastreiam as mensagens. “O e-mail monitorado é uma versão digital da antiga carta com aviso de recebimento, com rastreabilidade de entrega, leitura, resposta. E isso tudo pode virar um laudo pericial, útil para notificação do sacado”, detalhou Rodrigo.
Esses produtos podem ser acessados pelos associados da ABRAFESC em condições especiais. Isso porque há dois anos a Associação e a QuickSoft firmaram uma parceria que contempla o uso de ferramentas de formalização digital, monitoramento de notas fiscais eletrônicas e módulos de certificação – tudo com preços acessíveis, especialmente vantajosos para pequenas e médias empresas.
Para o presidente da ABRAFESC é hora de ampliar o acordo para beneficiar ainda mais empresas oferecendo módulos avulsos. “É uma opção segura do ponto de vista jurídico e com preço acessível. Queremos motivar que mais empresários façam uso dessa tecnologia”, reforçou Hamilton. Marcio Lima destacou a democratização do acesso: "Como associação, buscamos sempre parcerias em que o pequeno tenha as mesmas condições que os grandes. É muito legal um ecossistema integrado com outros produtos, de outras empresas, para que os clientes tenham liberdade e possam fechar pacotes separados, já integrados em outros RPs”, explicou Marcio.
Duplicata escritural- Outro destaque do episódio foi o aprofundamento sobre a duplicata escritural, que vai provocar muitas mudanças no mercado de crédito e exigir capacidade de adaptação das empresas. A QuickSoft é uma das sete signatárias da Convenção 339 do Banco Central, que estrutura a implementação do novo modelo, e já atua como registradora homologada pela autoridade monetária. Segundo Rodrigo, a duplicata escritural marca a verdadeira digitalização do título de crédito. “A duplicata escritural já nasce digital. É como se fosse a certidão de nascimento de um ativo de crédito. O registro é a certidão de casamento, que comprova quem é o titular daquele ativo em determinado momento”, explicou.
Diferente da digitalização simples da duplicata física – modelo predominante até hoje –, a escritural integra registro e liquidação, permitindo que o boleto já esteja vinculado ao detentor do título no momento do pagamento. “É um projeto transformacional, que vai trazer muito mais segurança, flexibilidade e acesso ao crédito, inclusive para cedentes que hoje estão fora do radar de FIDCs e securitizadoras”, afirmou.
A expectativa é que as primeiras obrigatoriedades sejam implementadas em 2026, de forma escalonada, começando pelas grandes empresas. Apesar do receio de parte do setor quanto à possibilidade do mercado se tornar um “leilão de taxas”, Rodrigo acredita que o efeito será positivo: “Com mais segurança jurídica, o custo da operação tende a cair naturalmente, mas não acredito que isso vá comprometer o retorno das empresas de fomento. Pelo contrário, vai abrir mais espaço para novos negócios”.
Hamilton de Brito Jr. também aproveitou o episódio para reforçar um pleito junto ao Banco Central: a inclusão do direito de regresso nas operações de fomento comercial dentro da regulamentação da duplicata escritural. Atualmente, esse direito é previsto apenas para operações bancárias, contrariando decisões judiciais já consolidadas. Rodrigo acolheu a demanda e se comprometeu a levá-la ao conhecimento das autoridades regulatórias. “Uma operação registrada tem muito mais segurança jurídica, mas não pode deixar de considerar as especificidades do fomento comercial”, destacou Hamilton.
SOBRE O FOMENTO 360
Fomento 360 é o podcast da ABRAFESC sobre tendências, oportunidades e desafios que movimentam o setor de fomento comercial no país. A cada episódio, especialistas e empresários do mercado compartilham suas experiências em um bate-papo leve e descontraído. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento e crescimento de FIDCs, Securitizadoras, Factorings e Empresas Simples de Crédito. “Vamos trazer uma visão 360º do que realmente importa no fomento. Contem com a gente para a jornada de crescimento de sua empresa”, convida Hamilton de Brito Jr., presidente da ABRAFESC e do SINFAC-SP. O Fomento 360 está na segunda temporada. A primeira conta com 14 episódios gravados em novembro de 2024, durante o “17º Simpósio do SINFAC-SP e 4º Congresso da ABRAFESC”, para a dar a largada no projeto. Todos os conteúdos já lançados estão disponíveis nos canais da ABRAFESC no YouTube e no Spotify.
PODCAST FOMENTO 360 - TEMPORADA #2 - EPISÓDIO #8
Título: “Gestão para FIDC, factoring e securitizadoras”
Convidado: Rodrigo Eddine, CEO da QuickSoft
Hosts: Hamilton de Brito Junior, presidente do SINFAC-SP e da ABRAFESC; Marcio Lima, diretor da ABRAFESC
Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bR_SZatN2SM
Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/episode/5BsYRH19rOBssIN6bQjItC?si=xVsdb58_RQur-0035hbeEQ
https://www.sinfacsp.com.br/noticia/fomento-360-debate-tecnologia-parceria-e-os-rumos-da-duplicata-escritural-assista-o-episodio-8