Economia

Indústria do Brasil cresce pelo 4º mês seguido em maio mas fica abaixo do esperado

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção industrial do Brasil seguiu apresentando crescimento moderado na metade do segundo trimestre, abaixo do esperado e sem recuperar as perdas do início do ano, ainda tentando pisar no acelerador em meio à inflação elevada e problemas persistentes de oferta.

A produção da indústria teve em maio avanço de 0,3% em relação ao mês anterior, no quarto resultado positivo seguido, acumulando no período alta de 1,8%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O resultado, entretanto, ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,7%, e mesmo com quatro meses seguidos de ganhos o setor ainda não eliminou o recuo de 1,9% registrado em janeiro.

Na comparação com maio do ano passado, houve ganho de 0,5% da produção do país, também bem abaixo da expectativa de um aumento de 1,1%.

A indústria brasileira vem apresentando seguidos resultados positivos, porém a taxas moderadas que evidenciam a dificuldade de superar obstáculos como a inflação e juros altos no país, bem como problemas persistentes nas cadeias de oferta em meio à guerra na Ucrânia.

Além disso, os custos seguem elevados, e o setor está 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020.

"Claro que há uma melhora nos resultados e no perfil, com mais grupos e atividades positivos, mas ainda é insuficiente para eliminar as perdas. O espaço a recupera também é em relação ao pré-pandemia", disse André Macedo, gerente da pesquisa industrial mensal do IBGE.

Como fatores para o menor ritmo da produção, Macedo citou a oferta mais baixa de insumos e matérias-primas para produção do bem final, o que levou à redução de turnos de trabalho, interrupções e férias coletivas.

"Internamente, apesar de mais recursos como a antecipação do 13º, temos juros e inflação mais altos e um mercado de trabalho com uma massa de rendimento que ainda avança", completou ele, explicando que o sinal positivo vem se mantendo graças às medidas de incremento da renda implementada pelo governo, além da evolução do mercado de trabalho com redução da taxa de desemprego.

O mês de maio apontou resultado positivo em três das quatro grandes categorias econômicas, registrando o maior salto em Bens de Capital, de 7,4%.

Bens de Consumo Duráveis apontaram aumento de 3,0% na produção, enquanto os Bens de Consumo Semi e não duráveis tiveram alta de 0,8%. O resultado negativo veio de Bens Intermediários, cuja fabricação recuou 1,3% na comparação com abril.

Entre as atividades, as influências positivas mais importantes vieram de máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), após recuos em abril.

https://br.investing.com/news/economic-indicators/producao-industrial-no-brasil-cresce-03-em-maio-abaixo-do-esperado-1015138