Economia

Recuperação de crédito das empresas cresce 9,2% e aumenta a quitação de dívidas antigas

As empresas brasileiras retomaram o ritmo de pagamento de débitos em fevereiro deste ano. Segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, foram quitadas 43,6% das dívidas em até 60 dias após o mês de negativação, um salto de 9,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, em que foi registrado o pior desempenho desde dezembro de 2019. Ainda de acordo com o indicador, a maior parte dos débitos contraídos foram no segmento de Utilities (59,1%), que engloba contas básicas como água e luz. 

Recuperação de crédito das empresas cresce 9,2% e aumenta a quitação de dívidas antigas
 
“Após alguns meses de desaceleração, os empreendedores começam a apontar uma melhora no pagamento das dívidas. Mas é importante lembrar que o cenário econômico instável, de crescente inflação e alta da taxa de juros, ainda impacta o poder de compra dos brasileiros. Desta forma, o fluxo de caixa das empresas ainda fica prejudicado e elas encontram dificuldades em sair da inadimplência”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Relacionado ao aniversário das dívidas, os dados mostraram que os empreendedores pagaram melhor os débitos vencidos há mais de um ano: de 2,5% pagos em janeiro de 2022 subiu para 7,2% em fevereiro, mas ainda é 5,6 pontos percentuais abaixo do mesmo mês de 2021. Os compromissos vencidos há apenas 30 dias tiveram uma recuperação de 57,1%, entre aqueles com 30 a 60 dias, o percentual cai para, 39,1%; de 60 a 90 dias, 25,8%; de 90 a 180 dias, 19,4%; entre 180 dias e o primeiro ano, 13% e apenas 7,9% entre um e mais anos.

https://www.enfoquems.com.br/recuperacao-de-credito-das-empresas-cresce-92-e-aumenta-a-quitacao-de-dividas-antigas/