Economia

Cerca de 51% das micro e pequenas indústrias não conseguiram empréstimo para capital de giro em maio, diz Datafolha


Uma pesquisa encomendada ao Instituto Datafolha pelo sindicato das micro e pequenas indústrias do estado de São Paulo mostrou que pelo menos 51% dos empresários ou representantes ouvidos em todo o Brasil tiveram o pedido de empréstimo, ou financiamento para capital de giro recusado em maio.

Segundo a pesquisa, 12% disseram que nem receberam a resposta do banco, e 30% conseguiram.


Entre as principais dificuldades apontadas pelos empresários estão:

- Taxa de juros;

- Falta de linhas de crédito;

- Garantias exigidas pelos bancos;

O presidente do sindicato afirma que, sem crédito, muitas empresas não têm como seguir com o negócio.

“Primeiro, ela não gera emprego; segundo, ela não sobrevive; terceiro, ela não tem condições de investir, de manter a atividade; e quarto, ela não tem possibilidade de crescimento. Pelo contrário, você quebra ela no nascedouro. A hora que ela não tem acesso a crédito você quebra”, afirma Joseph Couri, presidente do Simpi.

Com isso, muitos empresários acabam recorrendo ao cheque especial, que é um crédito mais caro. Ou fazendo empréstimos pessoais.

A Febrabran, que representa os bancos, declarou que o crédito está em expansão no Brasil. E que, no mês da pesquisa, teve o melhor resultado para o mesmo mês, desde 2013. Ainda segundo o órgão, as taxas de juros são altas e precisam ser mais baixas, mas que isso depende da vontade dos bancos.

Já o Banco Central encaminhou uma ata do comitê de estabilidade financeira em que afirma que o crédito às micro, pequenas e médias empresas segue crescendo acima do período pré-pandemia, com a substituição dos programas governamentais pelo crédito bancário tradicional.

A taxa de juros Selic está em 12,75%, um dos principais motivos para o encarecimento do crédito. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária é na próxima quarta-feira (15). A aposta dos analistas é de mais um aumento.

https://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2022/06/14/cerca-de-51percent-das-micro-e-pequenas-industrias-nao-conseguiram-emprestimo-para-capital-de-giro-em-maio-diz-datafolha.ghtml