Economia

Mais de 5 milhões de pequenas empresas se endividaram na pandemia e estão inadimplentes, aponta Serasa

A escalada da inflação e os juros altos têm provocado o aumento da inadimplência de milhões de empresas no país. As micro e pequenas são a maior parcela dessas companhias negativadas — pelo menos 5,5 milhões, aponta Serasa.

No total, são pouco mais de 6 milhões de empresas inadimplentes. Os dados são de abril e foram levantados pela Serasa Experian. São quase 200 mil companhias endividadas a mais do que no mesmo mês do ano passado.

A maior parte das negativadas é de micro e pequenas empresas: 5,5 milhões. Muitas delas tiveram que recorrer a empréstimos com instituições financeiras para sobreviver durante a pandemia, e agora estão tendo dificuldades para pagar as parcelas.

As empresas que atuam no setor de serviços são as que mais devem. Representam mais da metade das empresas inadimplentes. Seguidas pelo comércio e depois indústria.

Para dar um alívio para os empresários, começa na segunda-feira (6) a campanha nacional de renegociação de dívidas para os pequenos negócios que possuem empréstimos com garantia do fundo de aval do Sebrae, mas também as que tem dívidas no Pronampe.

“Quando você tem toda a sua capacidade de geração de receita sendo comprometida com parcelas de empréstimo, nesse caso um terço do que se paga por mês vem de pagamento de empréstimos, você acaba comprometendo a capacidade de investir, a capacidade de inovar, de ter novas estratégias de negócio”, explica Caetano Minchillo, gerente de capitalização e serviços financeiros do Sebrae.

Segundo o Sebrae, a inadimplência passou de 4,5% em dezembro do ano passado para 5% em março. O total de empréstimos vencidos gira em torno de R$ 20 bilhões.

Além da negociação da dívida direto com as instituições financeiras, os empresários podem também participar de consultorias oferecidas pelo Sebrae para ajudar nos negócios e sair do sufoco.

https://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2022/06/04/mais-de-5-milhoes-de-pequenas-empresas-se-endividaram-na-pandemia-e-estao-inadimplentes-aponta-serasa.ghtml