Economia

Evolução do Pix terá efeitos positivos sobre os bancos, diz UBS BB

Ao contrário do que se imaginava inicialmente, a implementação do Pix já está tendo alguns efeitos positivos sobre os bancos e os benefícios devem crescer à medida que novas funções forem implementadas, avaliam analistas do UBS BB, em relatório divulgado hoje.

No documento, eles apoontam que a percepção inicial era de que o instrumento instantâneo de pagamentos iria prejudicar as instituições financeiras devido à redução das receitas com transferências. Agora, dizem, já é possível ver alguns efeitos positivos, como a redução nas transações em espécie e melhora na experiência do cliente.

“O Banco Central e os bancos estão trabalhando para desenvolver novos produtos e funcionalidades do Pix que nós acreditamos que podem ter um impacto positivo sobre os bancos”, dizem. Para os analistas, a introdução das possibilidades de parcelamento via pagamento instantâneo tem o potencial de alterar a dinâmica de funcionamento da indústria de pagamentos na direção dos bancos.

Na análise, destacam que mesmo antes da implementação de funcionalidades como o Pix Garantido, bancos e fintechs já estão criando produtos que usam a estrutura do instrumento para originar operações de crédito ao consumidor.

Assim, eles veem a possibilidade de instituições financeiras se apropriarem de algumas receitas que hoje estão nas mãos das credenciadoras, por exemplo. Isso pode acontecer via investimento da área de antecipação dos recebíveis de Pix, já que, atualmente, as adquirentes fazem a antecipação dos recebíveis de cartão. O UBS BB diz estar otimista em relação à dinâmica dos bancos.

Segundo dados do BC, o Pix alcançou 126 milhões de usuários e 281 milhões de contas cadastradas em março. No mês, as transações somaram 1,6 bilhão. O número de movimentações entre pessoas representou 72% do total. Já as de pessoas para empresas eram 18%.

https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2022/05/20/evoluo-do-pix-ter-efeitos-positivos-sobre-os-bancos-diz-ubs-bb.ghtml