Economia

Banco Central muda cálculo do capital para risco de crédito, e exigência às instituições pode cair em R$ 3,8 bi

O Banco Central (BC) mudou nessa quinta-feira (12) as regras para o cálculo do requerimento de capital para o risco de crédito com base no acordo internacional de Basileia III. Segundo a autoridade monetária, a medida deve reduzir a exigência de recursos de instituições financeiras em R$ 3,8 bilhões.

"O impacto individualizado desse aprimoramento varia de acordo com a carteira de crédito de cada instituição financeira", informou o BC, em nota. O requerimento de capital é um percentual mínimo de patrimônio exigido pelo BC para que as instituições financeiras tenham recursos suficientes para assegurar as operações em eventuais crises.

A nova regulação permitirá que operações de crédito menos arriscadas tenham menor exigência de capital, mesmo dentro da mesma modalidade. "As exposições ao risco de crédito são responsáveis pela maior parte do risco assumido pelas instituições financeiras e, por isso, a parcela do requerimento mínimo de capital para a cobertura do risco de crédito é a principal componente do capital regulamentar que o BC requer que as instituições financeiras mantenham para reduzir o risco de insolvência", detalhou o banco.

De acordo com o BC, o "novo arcabouço é mais robusto e, ao mesmo tempo, mais sensível ao risco", uma vez que "aumenta a granularidade dos ponderadores aplicáveis às exposições, trazendo ao arcabouço prudencial refinamentos na diferenciação do risco de crédito das operações".

https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/05/12/banco-central-muda-calculo-do-capital-para-risco-de-credito-e-exigencia-as-instituicoes-financeiras-pode-cair-em-r-38-bilhoes.ghtml