Economia

CVM estuda estender norma ESG a todos os tipos de fundos

Os fundos de investimentos “verdes” serão regulados oficialmente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e há chances de a norma ser destinada a toda a indústria. A proposta surgiu de participantes do mercado, em comentários enviados ao regulador, que pretendia começar pelos fundos de direitos creditórios, os Fidcs, e só depois abranger outras modalidades. No momento, a autarquia analisa a possibilidade de já abarcar mais produtos, segundo o superintendente de supervisão de investidores institucionais da CVM, Daniel Maeda.

“Estamos discutindo se convém estender [as regras] para todos os tipos de fundos. Comentários da audiência pública trouxeram esse pedido. O ESG [sigla em inglês para as práticas ambientais, sociais e de governança] não se aplica somente ao mundo do crédito, se aplica a todo o mundo dos ativos financeiros adquiridos pelos fundos. Faz todo o sentido e tem chance de sair”, afirma o superintendente, em entrevista ao Valor.

As mudanças estão previstas na reforma da regra de fundos, que vai além do tema socioambiental. Trará, por exemplo, a adequação dos produtos à Lei da Liberdade Econômica. A expectativa é que seja publicada até julho, quando termina o mandato do atual presidente da CVM, Marcelo Barbosa.

https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/noticia/2022/04/27/cvm-deve-estender-norma-esg-a-todos-os-tipos-de-fundos.ghtml