Economia

Presidente do SINFAC-SP comenta as tendências para o setor de fomento em entrevista para o canal DTVM Azumi

Em entrevista para o canal da DTVM Azumi, Hamilton de Brito Jr., presidente do SINFAC-SP, falou sobre as tendências para o mercado de fomento comercial que vem passando por mudanças seja por alterações regulatórias e tributárias ou pela evolução tecnológica no setor de crédito. “Acredito que se as alterações na Lei das ESCs que enviamos para o Senado forem aprovadas, muitas empresas de factorings e securitização devem migrar para Empresas Simples de Crédito”, avalia Hamilton afirmando que acredita muito no potencial de crescimento das ESCs para os próximos anos.

Hamilton explica também porque as factorings estão migrando para FIDCs e porque esta indústria está crescendo tanto e ganhando maior visibilidade. O bate papo foi conduzido pelo diretor executivo da AZUMI, Leandro Silvestrini, e abordou, ainda, novos produtos como os arranjos de pagamentos de cartão de crédito que poderão ser negociados pelo fomento por meio da nova plataforma desenvolvida pelo SINFAC-SP, o ABRACARD.

Outro produto que deve ter um crescimento expressivo nos próximos anos são as Cédulas de Crédito Bancário (CCB) que podem ser negociadas por meio do Banco de Negócios da ABRAFESC. “É um banco digital que permite operações estruturadas como o CCB, operações de empréstimo para factorings que pegam como garantia a própria duplicada e a abertura de conta Escrow que resolve a situação do sacado que não quer pagar para terceiro”, explica Hamilton que lembra que uma CCB nada mais é que uma duplicata.

A conversa também abriu espaço para o presidente do SINFAC-SP, um dos players mais atuantes no setor de fomento comercial do país, contasse um pouco sobre sua trajetória profissional e como iniciou no fomento há 26 anos. “Comecei meu negócio de factoring, muito pequeno, éramos eu, meus dois filhos e uma secretaria. E, há dez anos, mais ou menos, iniciamos um FIDC”, conta Hamilton. A entrevista completa está disponível pelo link: www.youtube.com/watch?time_continue=98&v=UBGhJ4gHu0I&feature=emb_title.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/presidente-do-sinfac-sp-comenta-as-tendencias-para-o-setor-de-fomento-em-entrevista-para-o-canal-dtvm-azumi