Tecnologia

Travelex restaura alguns serviços de câmbio após ataque hacker

BANGALORE, Índia (Reuters) - A Travelex restaurou operações para processamento de ordens eletrônicas de câmbio de moedas, quase duas semanas após um ataque de hackers ter obrigado a empresa a tirar seus sistemas do ar em várias partes do mundo.

Equipes da Travelex tiveram que recorrer a caneta e papel para atenderem clientes após o ataque do tipo ransonware, em que os hackers sequestram o acesso aos sistemas de computadores e cobram resgate das vítimas, ocorrido na virada do ano. 

No Brasil, o grupo Travelex Confidence informou na semana passada que o vírus não afetou as operações da empresa no país e que seus sistemas operavam normalmente. 

"Continuamos a fazer bom progresso na recuperação e já completamos uma quantidade considerável (de sistemas)", disse a Travelex, controlada pela Finablr. "Estamos agora no momento em que somos capazes de começar a restaurar funcionalidades para nossos parceiros e clientes." 

A companhia afirmou que restaurou alguns de seus sistemas internos e de processamento de ordens e que está fornecendo reembolso aos clientes "quando apropriado". 

A Travelex também fornece serviços para clientes dos bancos HSBC e Barclays. A companhia tem presença em mais de 70 países e teve que atender clientes pessoalmente em 1.200 localidades no mundo após o ataque. A empresa também afirmou que conseguiu honrar a maior parte das ordens de câmbio feitas online para retirada em lojas. 

O ransomware que atingiu a empresa é chamado de Sodinokibi e a Travelex afirmou que está trabalhando com autoridades, incluindo o Centro de Segurança Cibernética da Polícia Metropolitana de Londres. 

"Não existe evidência que indique que dados dos clientes tenham sido comprometidos", disse a companhia. 

(Por Noor Zainab Hussain)

https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/01/13/travelex-restaura-alguns-servicos-de-cambio-apos-ataque-hacker.htm