CURSO DE CONTROLADORIA DE LASTRO E DE GESTÃO DA COBRANÇA
CONTROLADORIA DE LASTRO:
- O que é controladoria de lastro e o resultado que buscamos nos processos do setor
- O “poder pagar” e o “dever pagar”
- A lastro dos recebíveis como suporte da segurança dos negócios da empresa
- A busca pela informação fidedigna e relevante
- As confirmações de lastro dos recebíveis adquiridos
- As confirmações de embarque
- As confirmações de pedido ou do negócio originador do recebível
- As confirmações de recebimento de mercadorias ou de serviços realizados
- Os status de controle das confirmações e notificações
- Notificações de compra
- A notificação de acordo com o CCB: Obrigatoriedade ou necessidade?
- Oposição ao pagamento a terceiros, pode? Em que casos?
- Pagamento ao credor originário, pode? Em que casos?
- O sacado abater na duplicata pendências anteriores com o cedente, pode?
- Meios de contato
- A agilidade das ferramentas de contato quanto ao envio
- As ferramentas de contato e a possibilidade de obtenção de resposta
- Os custos de cada ferramenta de contato
- A qualidade da prova em cada ferramenta de contato nas confirmações de recebimento e pedido
- A qualidade da prova em cada ferramenta de contato nas notificações de compra
- A condução da resposta adequada nas ferramentas de contato
- Quadro resumo das vantagens e desvantagens de cada ferramenta de contato
- Técnicas de contato
- Contato escrito
- Contato por voz
- A condução do contato
- A técnica de contato por blocos
- Os benefícios da controladoria de lastro
- Os processos que fazem a diferença na segurança, competitividade e rentabilidade de uma empresa de fomento
A VISÃO OPERACIONAL DA COBRANÇA
- O perfil do profissional da cobrança
- A interação do setor de cobrança com as outras áreas da empresa
- Métodos de cobrança extrajudiciais: vantagens e desvantagens
- Relação entre custos operacionais e benefícios
- Otimização de resultados: metas, aferição de resultados e proposição de melhorias
- O bom negociador e a boa negociação e as técnicas eficazes de negociação
- A avaliação da viabilidade e a definição do momento de passar da fase extrajudicial para a judicial da cobrança
- Títulos executivos judiciais e extrajudiciais
- Formas de transmissão de direitos creditórios
- Garantias: quais e quando utilizar
- A incidência do Código de Defesa do Consumidor
- Foro de cobrança, mora e cláusula penal
- Protesto comum e para pedido de falência
- Renegociações e confissões de dívida: Dicas e cuidados necessários
- Cobrança de títulos viciados e a utilização do direito penal nas cobranças
- Relação da cobrança com o escritório jurídico
- A gestão de processos judiciais de cobrança
PROFESSOR: Ernani Desbesel
MBA em Gestão Estratégica de Factoring
Advogado Especialista na Gestão de Riscos nas Empresas de Compra de Recebíveis
Palestrante em 14 cursos sobre o Setor de Compra de Recebíveis
Ex-empresário do Setor de Fomento Mercantil
Consultor de Empresas de Fomento Mercantil, Securitização e FIDC
Auditor de Riscos da ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos)
CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula
DATA: 14 de maio de 2025, das 09h00mim às 18h00min
LOCAL: Hotel Mercure São Paulo Jardins - Alameda Itu, 1141 - São Paulo/SP
PÚBLICO: Empresários, diretores, gestores e colaboradores das empresas de Fomento Mercantil, Securitização e Consultoras de FIDC.
MATERIAL: Apostila - Será fornecido Certificado de Participação.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE:
- O valor de um só curso (dia) será de R$ 1.980,00 (hum mil, novecentos e oitenta reais).
- O valor de dois cursos (dois dias) será de 3.860,00 (três mil, oitocentos e sessenta reais).
- O valor dos três cursos (três dias) será de 5.840,00 (cinco mil, oitocentos e quarenta reais)
Cada participante terá direito ao almoço e a um Coffee break, por curso.
AS VAGAS SÃO LIMITADAS PARA PROPORCIONAR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
Para inscrições e maiores informações: Contate por WhatsApp (51) 99121-3745
Para inscrições e maiores informações: Contate por WhatsApp (51) 99121-3745