Fomento

Recebíveis de cartões: ABRACARD é a nova plataforma para entrada do setor de fomento em mercado trilionário

Após meses de espera, as empresas de fomento comercial de todo o país poderão, efetivamente, participar do mercado de antecipação de recebíveis de cartões de crédito. O SINFAC-SP desenvolveu com a MSYs a plataforma ABRACARD que já está homologada junto à CERC, registradora parceira do Sindicato. O pré-cadastro no sistema da ABRACARD já pode ser feito pelo site: precadastro.abracard.com.br. “Através do, todas as empresas do nosso segmento poderão fazer operações de antecipações de recebíveis de cartões de crédito. É muito prazeroso poder fazer esse anúncio tão esperado por nossos associados”, comenta Cristina Rodrigues Engels, gerente do SINFAC-SP que participou ativamente no desenvolvimento desta solução junto com o MSYs e a CERC.

O lançamento do ABRACARD foi feito no 14° Congresso do SINFAC-SP com a participação da Diretora de Produtos e Clientes da CERC, Natalia Bertinart, em apresentações que estão disponíveis pelo link: https://youtu.be/M4sKWg87e9U?t=29104.

SAIBA MAIS

Desde junho deste ano, as informações de todos os pagamentos feitos com cartões em estabelecimentos comerciais do país são enviadas para câmaras registradoras, como a CERC, em atendimento à nova normatização do Banco Central (Resolução 43.734/2019). Com isso, elas passaram a atestar a existência e unicidade desses recebíveis. Uma mudança aparentemente simples, mas que permitiu uma verdadeira revolução para o setor de crédito – tanto para quem concede, quanto para quem toma. Até então, só as credenciadoras dos cartões e os bancos tradicionais tinham acesso aos pagamentos a receber de seus clientes e às informações de quais desses papéis já estavam comprometidos em antecipações. Assim, os estabelecimentos comerciais ficavam limitados a antecipar recursos nestas condições somente com as “donas das maquininhas” e, no caso dos bancos, tinham que comprometer como garantia todo seu fluxo de pagamentos por causa da “trava bancária”.

Com a mudança, as empresas podem autorizar (opt in) qualquer agente financiador a consultar, junto às registradoras, sua agenda de recebíveis de cartões, oferecendo informações confiáveis sobre os valores que têm a receber. Além da abertura de mercado, a regulamentação tornou as operações com recebíveis de cartões de crédito extremamente seguras já que a obrigatoriedade do registro praticamente eliminou eventual possibilidade de duplicidades na antecipação do mesmo ativo.

A nova regra permite ainda realizar empréstimos com garantia em transações futuras feitas em cartões pelos estabelecimentos comerciais (conhecidas como “crédito fumaça”), uma vez que agora é possível acompanhar o quanto dessa receita já está comprometida em operações com outros financiadores e, ainda, obter um histórico do fluxo de recebimentos do tomador, trazendo maior previsibilidade para a negociação. “Esta parceria com o SINFAC-SP é uma oportunidade ímpar dos financiadores realizarem operação de crédito com lastro e garantia de que, no final das contas, vai ter como pagadores as grandes credenciadoras e subcredenciadoras melhorando, portanto, o aspecto de risco do crédito”, avalia Natalia.

PRÉ-CADASTRO NO ABRACARD

Para o pré-cadastro será necessário CNPJ, contrato social e documento de identidade do sócio em PDF, e-mail e um telefone celular de contato para onde será enviado um código validador por SMS. “É muito importante que os contatos do responsável pelo preenchimento seja uma pessoa da empresa com disponibilidade para acompanhar todo o processo, alguém com quem o SINFAC-SP possa falar sempre que precisar. Isso vai agilizar muito entrada da própria empresa e início de operação”, alerta Cristina. Também será necessário informar qual é o software de gestão utilizado.


Nas próximas edições do Informativo do SINFAC-SP e em nossas redes sociais traremos mais informações sobre as operações com recebíveis de cartões de crédito. Siga e acompanhe: @sinfacsp.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/recebiveis-de-cartoes-abracard-e-a-nova-plataforma-para-entrada-do-setor-de-fomento-em-mercado-trilionario