Fomento

14° Simpósio do SINFAC-SP reuniu quase 300 profissionais do setor e já está disponível no YouTube

Foi em clima de confraternização que 294 empresários, políticos e profissionais que atuam no setor de fomento comercial participaram do 14° Simpósio do SINFAC-SP, em São Paulo, na última sexta-feira, 19/11. O evento proporcionou debates de alto nível sobre temas bastante atuais como a reforma tributária, novos serviços tecnológicos, a revolução que está acontecendo no setor de crédito e participação de lideranças femininas no mercado. “O painel feminino foi o melhor que já fizemos, na minha opinião. Não só pela questão de gênero, mas o conteúdo relativo ao mercado. Elas levantaram problemas que são seríssimos para nós, como as duplicatas escriturais, o aumento dos juros e a previsão de baixo crescimento do PIB”, avalia Hamilton.

O painel “Política e Ações de Apoio a MPE” também trouxe importantes avaliações do que estar por vir no cenário político e legislativo e que afetará diretamente o setor. A reforma tributária não poderia deixar de estar na pauta, mas o Deputado Federal, Alexis Fonteine, presente no Simpósio, foi categórico ao afirmar que não acredita que o assunto se encerre ainda nesta gestão, mas reconhece a importância das discussões feitas até aqui. “Os debates sobre o tema avançaram e entendo que boa parte dos deputados que participaram ativamente das discussões serão reeleitos e, portanto, vão retomar esse assunto na próxima legislatura. Talvez entrem pessoas novas, com propostas interessantes, mas o chamado ‘núcleo duro’ continua lá”, estima Alexis.

Entre as principais propostas legislativas para o setor de fomento, o assessor legislativo Henrique Junqueira, antecipou Projetos de Lei que estão em pauta no gabinete do Senador Jorginho Mello como o fim da limitação geográfica para as ESCs e a possibilidade de prestarem serviços bancários como pagamentos de boletos e taxas. “Estamos dialogando com o Governo e, no Senado, acredito ser possível aprovarmos ainda no ano que vem. O que a gente busca é ampliar o campo de negócios para as ESCs”, explica Henrique.

O Ministério da Economia esteve representado no Simpósio pelo Secretário Especial De Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, que comentou, em entrevista exclusiva para o Informativo e Revista do SINFAC-SP, qual proposta de reforma tributária entender ser a melhor para as MPEs. “Defendo primeiro aquela que atenda o Simples, que não aumente a tributação e nem a complexidade. Segundo, aquela que faz com que a economia toda funcione melhor. O que é um misto da Reforma do Imposto de Renda e da CBS proposta pelo Governo e, se possível, o IVA dual”. A cobertura completa do evento você confere na próxima edição da Revista do SINFAC-SP, que será lançada em dezembro.

Além da participação presencial, o evento contou com ampla presença de público online - o vídeo com todas as palestras do Simpósio já com mais de três mil visualizações. Acesse e compartilhe: https://www.youtube.com/watch?v=M4sKWg87e9U. Ao final do evento, uma surpresa para todos os presentes: um happy hour com direito a Cassino e apresentações de mágica, mímica e música ao vivo – uma verdadeira celebração à vida e aos bons negócios que o SINFAC-SP deseja a todos em 2022. “Pudemos rever amigos com quem não estivemos presencialmente há tanto tempo. E tivemos a oportunidade de conhecer pessoas com quem passamos os últimos meses conversando tanto sobre nossa área, mas, até então, apenas virtualmente. Isso foi muito emocionante”, comenta Hamilton de Brito Jr., Presidente do SINFAC-SP.

Para a cobertura fotográfica do evento, acesse este link. Compartilhe nas redes sociais e marque @sinfacsp e @abrafesc!

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/14-simposio-do-sinfac-sp-reuniu-quase-300-profissionais-do-setor-e-ja-esta-disponivel-no-youtube