Economia

Bancos revisam para baixo previsões sobre crescimento do crédito

A expansão de 7,8% na oferta de crédito para o ano que vem, estimada por 18 associados da Federação Brasileira de Bancos em agosto, caiu para 7,4% na última pesquisa do gênero, realizada entre 4 e 9 de novembro.

Este segundo recuo consecutivo se deve à deterioração do quadro econômico de uma forma geral, notadamente no que se refere ao ritmo de crescimento da taxa referencial de juros, a sempre muito influente Selic. 

O principal alvo do pessimismo dos bancos são as carteiras com recursos livres, que estavam com crescimento cotado em 9,1% três meses atrás, e agora não conseguem mais de 8% de alta, nas expectativas das instituições financeiras. 

Já a carteira direcionada, nas quais os recursos se destinam a objetivos específicos, como os investimento para a aquisição de imóveis, permanecem praticamente inalterados, na casa dos 4%. 

Quanto ao resultado final de 2021, as respostas convergiram para a manutenção no forte ritmo atual dos negócios na área do crédito, antes estimado em +12,3% e agora já alcançando a previsão de chegar a 12,7%. 

Fonte: Jornal do Comércio  

https://infocredi360.com.br/noticias/bancos-revisam-para-baixo-previsoes-sobre-crescimento-do-credito