Economia

Serasa permite que dados de transações bancárias aumentem pontuação de crédito

Os consumidores brasileiros passam a contar, a partir de hoje, com uma nova funcionalidade para a análise de dados do seu perfil de crédito e da pontuação do Serasa Score. É a conexão bancária, uma nova solução, lançada nesta segunda-feira (18), que possibilita conectar a conta bancária do consumidor ao perfil da Serasa através do compartilhamento dos dados bancários. Dessa forma, as transações bancárias lançadas no extrato como compras no débito, transferências, crédito de salário, pagamento de contas básicas (água, luz, telefone) podem ser consideradas nessas avaliações.

A novidade faz parte do Serasa Score, serviço lançado em 2017, que calcula a pontuação que as empresas podem usar no momento de conceder o crédito. A pontuação, que vai de 0 a 1.000, indica para o mercado as chances de o consumidor pagar aquela conta nos próximos seis meses. Para a análise, são considerados dados financeiros como os créditos contratados, histórico de dívidas, tempo de crédito e consultas ao CPF. Segundo a Serasa, o Score já foi consultado por mais de 63 milhões de brasileiros de forma gratuita.

Agora, com o consentimento prévio do consumidor, as movimentações feitas na conta bancária também podem ser consideradas para a análise da pontuação. É importante ressaltar que o compartilhamento de dados dessa conexão bancária acontece, exclusivamente, no modo leitura, ou seja, não é possível realizar transações.

De acordo com o gerente executivo do Serasa Score, Heber Alves, a novidade representa uma evolução no mercado brasileiro, pois dessa forma as empresas que concedem crédito ou serviços passam a ter informações mais precisas e completas nos seus processos de concessão, e podem oferecer crédito de forma mais acessível.

“Com esse novo bloco de informações (transações bancárias), a gente passa a ter mais dados, a conhecer melhor a situação financeira do consumidor e consegue ter um Serasa Score com uma análise de perfil financeiro muito mais preciso, assertivo e completo desse consumidor. E o credor vai conseguir ofertar crédito em condições muito mais condizentes com a realidade financeira e creditícia do consumidor. É um crédito muito mais acessível e assertivo”, diz.

Para o diretor de produtos e tecnologia da Serasa, Lucas Lopes, a conexão bancária tem o objetivo de dar aos consumidores maior controle sobre suas vidas financeiras e permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito: “Quanto mais a gente conhece o consumidor e seus hábitos, melhor pode ficar a análise do seu Serasa Score e do seu perfil financeiro. Além de possibilitar um aumento instantâneo na pontuação, a conexão não terá impacto negativo no Score do usuário, beneficiando principalmente as pessoas que não têm acesso ou que não utilizam muito opções de crédito”, afirma.

Por enquanto, é possível autorizar o serviço apenas por meio do site da Serasa. Em breve, a funcionalidade estará disponível também no aplicativo Serasa. A conexão é 100% digital e só acontece após a autorização do usuário. “Levamos em conta todas as camadas de segurança de forma que os dados são utilizados apenas em modo leitura e as informações podem ser adicionadas a partir da conexão da conta bancária pelo site da Serasa”, explica Lopes.

A Serasa ressalta que não coleta e não solicita outras informações que permitem realizar transações com as contas bancárias e cartões, como, por exemplo, número completo do cartão de crédito associado ao código de segurança (CVV) e sua data de vencimento.

Confira o passo a passo para realizar a conexão bancária:

1. Acesse a conta do Serasa Score. Caso não tenha uma, faça um cadastro pelo site www.serasa.com.br;

2. Veja a introdução e dúvidas comuns sobre a conexão bancária;

3. Escolha a instituição bancária onde você tem conta para fazer conexão;

4. Insira os dados bancários (agência, conta) e dê o consentimento da senha/token;

5. Em seguida, é feito o compartilhamento dos dados;

6. Após a conexão ser efetivada, o consumidor recebe um aumento na pontuação através do turbo no Serasa Score.

https://www.otempo.com.br/economia/serasa-permite-que-dados-de-transacoes-bancarias-aumentem-pontuacao-de-credito-1.2557393