Economia

Banco Central promove debate sobre o Real Digital

Na próxima quinta-feira, o Banco Central inicia uma série de webinários sobre o “Real Digital”, projeto que pode vir a ser uma extensão digital da moeda brasileira para acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia. O modelo vem sendo estruturado desde o ano passado e, agora, o BC busca debater com a sociedade, em especial com provedores de serviços financeiros e de tecnologia para o mercado financeiro, as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil. A ideia, de acordo com o Bacen, é que o real digital se torne parte do cotidiano das pessoas, sendo empregado por quem faz uso de contas bancárias, contas de pagamentos, cartões ou dinheiro vivo. 

O Real Digital não será uma criptomoeda, mas sim “uma nova forma de representação da moeda já emitida pela autoridade monetária nacional, ou seja, faz parte da política monetária do país de emissão e conta com a garantia dada por essa política”, esclarece Fabio Araujo, da Secretaria Executiva (Secre) do Banco Central. Tecnicamente, trata-se de uma CBDC (Central Bank Digital Currency) para contribuir com o surgimento de novos modelos de negócio e de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos.

A série de webinars “O Real Digital” será composta de sete encontros, que ocorrerão ao longo deste segundo semestre. O webinar de abertura, “Potenciais do Real em formato digital”, marcado para o próximo dia 29/7, das 11h às 12h30, pretende dar uma visão global sobre CBDCs, ao discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um Real no formato digital. Para a fala na abertura está confirmada a presença do professor Robert Townsend, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que está envolvido com o projeto do dólar digital. Na mesa redonda participam o professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), especialista na avaliação do impacto de novas tecnologias a bancos, governo e sociedade, e o senhor Keiji Sakai, Country Manager da R3, empresa atuante no provimento de novas tecnologias para o setor financeiro. A moderação do painel fica a cargo do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello. Interessados poderão acompanhar o debate pelo YouTube do Banco Central. Abaixo, a programação completa.
 

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/banco-central-promove-debate-sobre-o-real-digital