Fomento

Confira como foi o curso sobre plano de negócios para empresas de factoring, ministrado pelo especialista Rogério Castelo Branco

O especialista em fomento comercial, Rogério Castelo Branco, conduziu o Webinário do SINFAC-SP “Plano de negócios para empresas de factoring”. A aula atraiu um público interessado nas melhores práticas gerenciais, operacionais e, inclusive de marketing e vendas para o setor. “O curso contribui muito para a administração da minha empresa com abordagens significativas sobre estrutura organizacional. Entre tantos conceitos importantes, destaco o planejamento financeiro. Foi interessante me aprofundar em itens como fluxo de caixa, lucratividade prevista e o cálculo do ponto de equilíbrio”, avalia Paulo Seminatore, Sociodiretor da Triplicare Securitizadora.

Em aula, o docente lembrou que o planejamento financeiro deve considerar um fluxo de caixa de pelo menos cinco anos e apresentou modelos de planilhas para estruturar essa projeção. “Na maioria das empresas de factoring o planejamento é ausente e as decisões acabam sendo centralizadas somente no proprietário”, apontou Rogério como um dos motivos que levam muitas a quebrar. Ele também alertou para o risco de tomar decisões baseadas na necessidade, às vezes ilusória, de geração de receitas. “Ganância e factoring não combinam. Temos que saber distinguir o que é risco de perigo”, alertou o especialista que atua no mercado de factoring desde 1995.

Quem aproveitou bem essa troca de experiências foi o Fernando, proprietário da Hold Invest. “A gente acaba focando em trazer rentabilidade para a factoring, mas ficou claro que muitas vezes temos que dar um breque e não seguir com a operação. É importante alguém vir falar isso, para quem já conhece o segmento, o curso ajuda a lembrar de coisas que a gente deixou de fazer e onde a gente errou. Para quem está iniciando, ajuda a capacitar”, comentou. 

Outro ponto importante abordado pelo Rogério Castello Branco foi a prestação de serviços cada vez mais personalizados, o cliente deve ser tratado de forma individualizada para fortalecer o relacionamento e a confiança. Isso trás mais competitividade para as empresas. “Quem vende taxa, não vende nada. Você tem que vender valor”, incentiva Rogério.

CURSOS SINFAC-SP

A agenda de cursos do SINFAC-SP pode ser conferida na página www.sinfacsp.com.br/eventos/aberto. O Sindicato também disponibiliza cursos de Ensino à Distância (EAD) que podem ser feitos de acordo com o horário mais conveniente para o interessado, uma ótima oportunidade para capacitar toda a equipe. Os temas variam desde assuntos tributários, administrativos e jurídicos específicos do setor de fomento mercantil até aulas de interesse geral como inglês e Excel. Para conhecer a relação completa dos cursos EAD SINFAC-SP e se inscrever, acesse: www.sinfacsp.com.br/eventos-ead.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/confira-como-foi-o-curso-sobre-plano-de-negocios-para-empresas-de-factoring-ministrado-pelo-especialista-rogerio-castelo-branco