Fomento

Curso do SINFAC-SP trouxe atualizações sobre análise de crédito para profissionais do setor

Na semana passada, o docente Rogério Castelo Branco, ministrou o curso “Análise de crédito para as empresas do setor”. Os profissionais que participaram tiveram acesso a informações sobre como praticar de forma lógica uma política de crédito de acordo com o mercado de atuação e perfil de risco do empresário, inclusive com informações para estabelecer o manual de normas e procedimentos de crédito. Para Henrique Cremasco, sócio-diretor da Fattor Crédito Mercantil S/A, o curso veio em boa hora. “Estamos construindo nosso novo manual de crédito, então vamos usar muito do que foi abordado”.

Os participantes também foram orientados sobre onde e como buscar informações sobre o cliente e, inclusive, como interpretá-las considerando também a capacidade de pagamento da empresa sacada. “O que ficou de mais importante para mim foi reforçar o conceito de que a gente não dá crédito, a gente compra recebíveis. Então, além de apostar na capacidade que a cedente tem para gerar o lastro, nosso foco deve estar na capacidade do sacado pagar”, comenta Viviane Sant`Ana, gestora de Crédito na Factormix, do Rio de Janeiro. Com 24 anos de experiência no segmento, ela lembra, ainda, que é comum o profissional entrar em modo automático nas análises de crédito, mas que é “importante olhar cada operação como se fosse a primeira, principalmente no cenário atual”.

Foram abordadas, ainda, as fraudes mais comuns no mercado de fomento e dicas de como se precaver. “Percebemos que estávamos defasados em alguns pontos, principalmente em relação a fraudes e pudemos nos atualizar”, complementa Henrique.

O SINFAC-SP organiza cursos de atualização e capacitação para profissionais que atuam no fomento comercial, somente este ano já foram mais de dez aulas com docentes que são referência no setor. Confira abaixo os próximos cursos e acompanhe no site do Sindicato a divulgação com as datas e inscrições: www.sinfacsp.com.br/eventos/aberto.

Com inscrições já abertas:

- 13/05 - Serviços bancários (conta ESCROW, trava de cartão de crédito, banco liquidante – conceitos e utilização pelo setor), com Marcos Ibiapina

- 26/05 - Plano de negócios para empresas de factoring, com Rogério Castelo Branco

Confirmados, em breve as datas serão anunciadas:

- COAF – resolução 36, com Alexandre Fuchs das Neves

- Recuperação Judicial, com Alexandre Fuchs das Neves

- FIDC multi cedente/sacado (modelo factoring), com Diógenes Rocha

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/curso-do-sinfac-sp-trouxe-atualizacoes-sobre-analise-de-credito-para-profissionais-do-setor