Economia

Expansão do crédito em 2021 será mais diversificada, diz vice-presidente do Bradesco

O crédito deverá crescer de forma mais uniforme neste ano, depois de ter se concentrado em algumas linhas em 2020, segundo o vice-presidente de varejo do Bradesco, Eurico Fabri. Na visão do executivo, haverá uma “recuperação mais diversificada”, o que significa que o volume de empréstimos e financiamentos poderá crescer novamente na casa dos dois dígitos (assim como em 2020), mas agora “com mais qualidade”.

No ano passado, o financiamento imobiliário, o agronegócio e o consignado deram impulso ao crédito, mas Fabri vê sinais de expansão em quase todas as linhas em 2021. Para o executivo, essa melhor distribuição ajudará a diluir o movimento de alta da inadimplência esperado para os próximos meses.

Fabri aponta o crédito a empresas como um dos destaques projetados para este ano, com demanda por recursos para capital de giro e investimentos em tecnologia e logística, refletindo as mudanças no comportamento dos consumidores.

Nesta semana, a Febraban divulgou pesquisa segundo a qual as instituições financeiras preveem crescimento de 7% no volume de crédito em 2021, impulsionado pelas linhas com recursos livres. Os bancos também preveem que o saldo de operações tenha aumentado 13,7% no ano passado — os dados oficiais de 2020 serão apresentados pelo Banco Central no fim deste mês.

https://valorinveste.globo.com/produtos/credito/noticia/2021/01/06/expanso-do-crdito-em-2021-ser-mais-diversificada-diz-vice-presidente-do-bradesco.ghtml