Fomento

Gestão bem feita na ESC compensa margens exíguas nas operações

O grande desafio das Empresas Simples de Crédito é operar com margens pequenas, o que as obriga minimizar qualquer possibilidade de erro na gestão. Quando isso ocorre, os prejuízos são inevitáveis, como deixou claro, no último dia 11 de novembro, o consultor contábil e previdenciário do SINFAC-SP, Marco Antonio Granado.

Profissional com mais de 25 anos de experiência auxiliando empresas do setor, ele ministrou webinário onde detalhou os aspectos tributários da ESC.

“Com margem restrita, uma negociação acaba se tornando extremamente complexa, principalmente porque há um alto custo envolvido em cada operação. Infelizmente, a Receita Federal, quando da lei que constituiu a ESC, determinou alíquota, no lucro presumido, de 38,4%, tanto para Imposto de Renda quanto para a CSLL”, explicou.

Além de detalhar a lei, o especialista explicou a concepção de lucro real e lucro presumido para a ESC. Segundo ele, “é importante que o empresário e o contador tenham uma visão especifica dessas informações tributárias, para que possam enxergar amplamente o caminho a se tomar. Afinal, devem evitar a todo custo incidirem no crime de sonegação fiscal, ainda que sem intenção”.

“Quanto mais conhecimento nessa área, melhor para minha empresa”, admitiu Ana Luiza Santin, proprietária e administradora da A. L. Santin ESC, de Cascavel (PR), que está muito satisfeita em operar apenas com microcrédito, cujo mercado tem baixíssima a inadimplência.

“Eu achei o treinamento muito interessante, porém alguns assuntos foram complicados. Meu contador não pôde participar, o que me deixou um pouco chateada, pois ele também está encontrando dificuldades em me auxiliar neste ramo, o que me preocupa bastante”, enfatizou.

Para Fabiulo Vedana, diretor financeiro da Valor Crédito Simples, de Camboriú (SC), o webinário foi positivo, pois o palestrante abordou de forma clara e com exemplos práticos temas geralmente taxados de difícil compreensão.

“O planejamento tributário tem grande importância em nossa empresa, e por isso procuramos sempre atuar com profissionais, a fim de não sofrer consequências desagradáveis no futuro”, afirmou, reforçando que sua ESC opera com clientes dos setores de comércio, logística, supermercadista e transporte.

Já a sócia-proprietária da Trade Crédito ESC, Vivian Ferreira, salientou que a contabilidade de sua empresa está a cargo de um escritório contábil terceirizado que concentra as informações relacionadas aos impostos, “logo, é fundamental que tenhamos entendimento dos tributos que incidem na nossa atividade pois somos corresponsáveis”.

Sediada em São Bernardo do Campo, a ESC atende clientes das áreas de turismo, venda de veículos, construção, prestação de serviços. “O momento atual é extremamente favorável para expansão, contudo entendemos que deve ser redobrada a atenção na análise de credito, por conta da crise mundial que estamos vivendo”, complementou a empresária, que ficou satisfeita com o treinamento.

Nos próximos dias, o webinário estará disponível na plataforma de EaD do Sindicato.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/gestao-bem-feita-na-esc-compensa-margens-exiguas-nas-operacoes