Economia

BC manda ofício a bancos e fintechs pedindo informações sobre cadastros no Pix

O Banco Central (BC) mandou ofício a bancos e fintechs pedindo informações sobre o cadastramento de clientes no Pix, segundo fonte a par do assunto. A fiscalização vem depois de clientes de diversas instituições — principalmente, fintechs — terem se queixado de que foram cadastrados indevidamente.

As maiores reclamações diziam respeito ao Mercado Pago, ao Nubank e ao PagBank, conforme relatou o Valor na semana passada. A reportagem também constatou que, no Nubank, o processo de cadastramento já traz CPF, celular e e-mail preenchidos para serem cadastrados como chaves no banco digital. O cliente que não quiser ter alguma delas atrelada à fintech é que precisa desmarcá-las.

O Valor questionou ao BC, nesta segunda-feira (19), se algum procedimento para apurar as reclamações de clientes havia sido instaurado. Porém, o regulador não havia se manifestado até o momento da publicação desta nota.

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/bc-manda-oficio-a-bancos-e-fintechs-pedindo-informacoes-sobre-cadastros-no-pix-valor-economico