Fomento

Delegado detalha investigação por suspeita de desvio de R$ 526 mil em cooperativa de Passos, MG

O delegado responsável pelas investigações da suspeita de desvio de pelo menos R$ 526 mil em uma cooperativa agropecuária de Passos (MG) deu detalhes sobre o caso. Danilo Tobias de Oliveira explicou o esquema que teria permitido que a cooperativa recebesse duas vezes por uma operação.

As investigações começaram há dois meses. A Cooperativa Agropecuário do Sudoeste Mineiro (Casmil) é suspeita de desviar o dinheiro referente à venda de leite cru para uma indústria de alimentos.

“Essa cooperativa agropecuária realizou um contrato de cessão de crédito com um grupo de investidores, a fim de receber esse valor adiantado, descontado o valor dos juros referente à operação. E esse grupo de investidores passou a deter o direito de crédito dessa operação de venda dessa duplicata. A cooperativa agropecuária teria recebido esse valor diretamente da empresa de alimentos, desviando o dinheiro que seria destinado ao grupo de investidores. Então, em tese, ela teria recebido duas vezes pela operação”, explicou o delegado.

Polícia cumpriram mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (15) na sede da cooperativa e também na casa de três diretores. Foram recolhidos computadores, celulares e arquivos digitais em pen drives. O material pode ajudar a polícia a reunir provas no inquérito.

Agora, a investigação quer descobrir onde foi parar todo o dinheiro que teria sido desviado. Os crimes investigados são fraude, apropriação indébita e associação criminosa. “Essa é a finalidade da investigação - identificar pra onde foi esse dinheiro. Possivelmente pode ter sido usado em benefício de algum particular, mas é muito cedo ainda pra gente concluir nesse sentido”.

Este é o segundo escândalo envolvendo a cooperativa. Em 2007, a Polícia Federal investigou um esquema de adulteração do leite na Casmil e em outra cooperativa de Uberaba (MG). O esquema era para aumentar o volume do leite. Na época, ainda foi comprovada a adição de soro e de uma mistura que levava soda cáustica e água oxigenada, entre outros produtos químicos.

Na época, 26 pessoas foram condenadas à prisão pela Justiça Federal por adulteração de produto alimentício, formação de quadrilha e crime contra a saúde pública.

A produção da EPTV, afiliada da Rede Globo, entrou em contato com a Casmil e o advogado da empresa, Tarcelio Santiago da Silveira Junior, disse que a cooperativa só vai se manifestar depois de ter acesso ao inquérito.

Reportagem enviada por Luís Henrique dos Santos Advogados Associados.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2020/10/16/delegado-detalha-investigacao-por-suspeita-de-desvio-de-r-526-mil-em-cooperativa-de-passos-mg.ghtml