Fomento

Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade receberá pleitos do setor

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), Carlos Alexandre Da Costa, recepcionará os principais pleitos do setor neste atual momento, a exemplo da facilitação do fluxo de crédito para os empreendedores, por meio da Empresa Simples de Crédito.

A promessa foi feita na última segunda-feira (20/04) ao presidente do SINFAC-SP, Hamilton de Brito Junior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil), durante reunião de lideranças do Comitê das Micros e Pequenas Empresas, realizada por videoconferência.

O dirigente aproveitou a oportunidade e sugeriu ao membro do poder público a criação de um seguro de crédito, bancado com recursos do Tesouro Nacional, processo que abrirá, em seu entender, uma grande oportunidade para as empresas do fomento comercial, especialmente quando for iniciada a retomada econômica do país.

“A reunião visou o acompanhamento sistemático das contribuições recebidas do governo federal a este setor, bem como dos impactos das medidas adotadas, buscando soluções possíveis para superar a conjuntura imposta pela Covid-19.

Durante a reunião, Hamilton foi informado pela secretária-adjunta de Desenvolvimento, Industria, Comercio, Serviços e Inovações do Ministério da Economia, Antonia Tallarida Serra Martins, do andamento das tratativas com o governo federal e o Banco Central sobre as ESCs, que haviam sido iniciadas na semana passada, também em videoconferência.

“Conversamos com a Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (Seprac) sobre o nosso projeto de ampliação do escopo da Empresa Simples de Crédito, e o secretário César Mattos deu uma extenso parecer sobre o assunto defendendo que o simples fato de a ESC poder emprestar somente recursos próprios, sem a alavancagem de recursos de terceiros, é suficiente para a sua limitação”, explica Antonia, salientando que vai continuar conversando com o BACEN.

De acordo com ela, possivelmente será apresentada um MP ou uma sugestão de projeto para algum parlamentar da Frente de Apoio à Micro e Pequena Empresa, que tem no senador Jorginho Mello, um de seus principais representantes.

Para tanto, o dirigente conclama os empresários do setor a apresentarem sugestões, de preferência que já estejam bem estruturadas, para que em breve sejam apresentadas ao secretário Carlos Da Costa, “evitando que o nosso pleito fique só com intenções generalizadas”, complementa.

Fonte: Reperkut

https://www.sinfacsp.com.br/noticia/secretaria-de-produtividade-emprego-e-competitividade-recebera-pleitos-do-setor